O que o cigarro tem de bom?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

O estudo é o primeiro a mostrar como o fumo afeta o sistema natural do cérebro com produtos químicos chamados opióides endógenos, que também ajudam a acabar com as sensações dolorosas e aumentam as emoções positivas. O sistema também é responsável pela liberação de endorfinas, que produzem a sensação de bem estar.

Os principais efeitos da nicotina no Sistema Nervoso Central são: elevação leve no humor (estimulação) e diminuição do apetite. A nicotina é considerada um estimulante leve, apesar de um grande número de fumantes relatarem que se sentem relaxados quando fumam.

Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. Essa sensação faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia.

- Se há cheiro de cigarro, é por que existem partículas inalantes. Cada descoberta se soma à constatação de que não existe nível tolerável ao convívio com o cigarro - diz o pneumologista sobre o fumo de terceira mão.

Trague e solte a fumaça do cigarro.
Não segure a fumaça na boca – deixe-a chegar aos pulmões, e solte-a pela boca ou pelo nariz, se estiver a fim de fazer uma graça. Soltar a fumaça pelo nariz também é um bom meio para saber se a tragada deu certo; se não sair fumaça, é porque você a está segurando dentro da boca.

Ficar meio zonzo e "chapado" são experiências que podem acontecer com algumas pessoas que estão começando a fumar. É um sinal de que a nicotina já está provocando alterações no funcionamento do seu corpo.

É importante lembrar que o apetite recebe grande interferência não só por questões hormonais, mas também porque a percepção dos sabores – que ocorre na língua – é prejudicada pelo hábito de fumar. Por esse motivo, não é difícil que os fumantes tenham menos vontade de comer, o que também pode provocar uma perda de peso.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas mata mais rápido do que o fumo. É o que sugerem investigadores da University Medicine Greifswald, na Alemanha. O estudo revela ainda que o álcool é especialmente perigoso para as mulheres e que os alcoólicos morrem cerca de 20 anos mais cedo, em média, do que a população geral.

O cigarro representa o primeiro grupo, e o vício gerado por ele não incapacita o trabalhador imediatamente, demorando anos até que os danos sejam letais. Mas como o efeito de dependência é forte e a fumaça aspirada é altamente cancerígena, os impostos cobrados pelo governo são muito altos em cima da mercadoria.

O cigarro mata muito mais gente do que a bebida – segundo a Organização Mundial de Saúde, três milhões de mortes ao ano são provocadas pelo tabaco e 750 000 pelo álcool.

A segunda, inalada pelo fumante passivo, é muito mais tóxica, porque não é filtrada e é mais fria do que a tragada. Ao tragar, o fumante “esquenta” a fumaça. Já os gases e partículas que formam a fumaça secundária, por sofrerem menos ação do calor, ficam preservados e atingem mais o pulmão.

De uma a duas semanas depois de parar com o cigarro, o pulmão irritado já consegue diminuir o número de células produtoras de muco, desbloqueando a passagem de ar e regulando a quantidade de saliva produzida, por exemplo.

Segundo o psiquiatra, Leonardo Sodré, a “ansiedade” que o indivíduo sente e que busca aliviar com o cigarro é exatamente o efeito da privação da nicotina. Ou seja: quando a pessoa fuma, ela apenas trata o sintoma da falta de nicotina colocando mais para dentro.

Veja a seguir quais são as 5 principais marcas de cigarro do mundo:

  1. Lucky Strike.
  2. Marlboro.
  3. Dunhill.
  4. Camel.
  5. Parliament.