O que o cigarro pode causar nos lábios?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Os usuários antigos de nicotina tendem a sofrer com o sumiço dos lábios. "Quem fuma tem maior propensão a rugas ao redor dos lábios e ao desaparecimento dessa região, que acabam indo para o interior da mucosa oral, ao longo dos anos".

Para os beijoqueiros de plantão, uma má notícia: beijar na boca ultrapassou o ato de fumar e beber álcool como principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço.

A fumaça do cigarro resseca nossa boca e inibe a produção de saliva. Dessa forma, parte das substâncias que consumimos permanece na nossa boca e é digerida, exalando odores que provocam a halitose.

Fumar: uma das principais causas do escurecimento labial é a ação da nicotina nos tecidos da boca, levando normalmente a uma coloração acinzentada. Pode ser amenizado com procedimentos estéticos ou a erradicação do fumo (essa última é a mais recomendada!).

O rosto do fumante pode ficar com vincos, linhas nos cantos do olho e ao redor dos lábios, ossos ressaltados, lábios arroxeados e bochechas aprofundadas, além de ficar sem brilho e rubor. No entanto, apesar de o rosto ser a região mais prejudicada, o fumo pode também afetar a pele de todo o corpo.

Os benefícios de parar de fumar são quase imediatos. Em apenas 20 minutos após parar, a frequência cardíaca cai. Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue volta ao normal. Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta.

Passar óleo de coco ou óleo de amêndoa de vez em quando faz muita diferença para os lábios. É um dos melhores métodos para suavizar os lábios e dar franzidos rosados. Em vez de protetores labiais comprados em lojas, esses óleos ajudam a clarear os lábios e também os tornam super macios e suaves.

A Melanose do fumante é caracterizada por um aumento da pigmentação por melanina na camada basal do epitélio e atinge cerca de 21,5% dos tabagistas.

Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. Essa sensação faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia.

De acordo com um novo estudo, fumantes sentem tal sensação porque fumar estimula o fluxo de substâncias químicas no cérebro associadas à “sensação boa”. O sistema do cérebro afetado é o mesmo estimulado pela morfina e heroína.

Além disto, o tabaco prejudica também a imunidade humoral ao reduzir os níveis de TAP1, que é a proteína transportadora responsável por conduzir o Complexo Principal de Histocompatibilidade 1 (MCH1) do citosol até a membrana celular.

Se você é fumante e anda por aí sofrendo com tosse, falta de ar, respiração ofegante, chiado, muco e cansaço, esses podem ser sinais de alerta para algumas doenças respiratórias importantes.

Os dois primeiros dias são os piores. Daí em diante, a frequência e a intensidade das crises vão diminuindo e a falta que você sente do cigarro também.

A professora ressalta que “a escovação dos dentes, logo após fumar, pode diminuir um pouco as manchas nos dentes e também o mau hálito” comuns em fumantes. Mas lembra que isso não é suficiente para bloquear os efeitos sistêmicos do cigarro.

Esfregue algumas gotas do suco de limão nos lábios antes de dormir todas as noite e enxágue pela manhã com água morna.

  1. Use suco de limão espremido na hora.
  2. Como alternativa, você pode misturar limão e mel e passar essa mistura nos lábios à noite para clareá-los e hidratá-los.

Misture uma colher de chá de suco de limão com meia colher de chá de mel e faça uma pasta fina. Aplique nos lábios e massageie suavemente. Enxágue com água morna. Você também pode usar um esfoliante com café e açúcar.

De acordo com o ator, ele usa essa técnica para que os cigarros não grudem na boca na hora das gravações. “Isso acontece pelo fato de que os cigarros, tiramos o filtro ou deixamos com filtro, não me lembro, mas de qualquer forma, se você não passar eles nos lábios inicialmente, eles vão grudar", declarou.

O tabagismo é responsável por promover alterações metabólicas e, por esse motivo, muitas pessoas relatam perder peso enquanto são fumantes.

O cigarro concentra e acalma. Restabelece, por assim dizer, a normalidade. E este efeito "normalizador" é com certeza uma das suas maiores virtudes.

Não existe uma quantidade segura de cigarro. O cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil lembra que o cigarro aumenta em 30% o risco de infarto.