O que o cheiro de gasolina pode causar?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Magnanelli esclareceu que a gasolina é composta por várias substâncias químicas perigosas à saúde e essa mistura de hidrocarbonetos pode desencadear nos indivíduos expostos a seus vapores, câncer, defeitos genéticos, prejuízo à fertilidade e ao feto.

A curto prazo, esses vapores podem causar dor de cabeça, tontura, náusea, vômito, irritação das vias respiratórias, da pele e dos olhos, sonolência e vertigem. A longo prazo, provocam danos ao Sistema Nervoso Central e ao fígado e podem provocar câncer.

Para deixar a gasolina evaporar ao máximo, deixe o sol fazer a parte dele e absorver o restante, se for possível, se não, deixe o local bastante arejado por pelo menos quatro horas.

Magnanelli esclareceu que a gasolina é composta por várias substâncias químicas perigosas à saúde e essa mistura de hidrocarbonetos pode desencadear nos indivíduos expostos a seus vapores, câncer, defeitos genéticos, prejuízo à fertilidade e ao feto.

Removendo com vinagre branco
O vinagre tem atributos capazes de remover as moléculas presentes na gasolina. Aplique sobre as mãos e esfregue massageando por cerca de 30 a 45 segundos entre as palmas e dedos. Após perceber que o cheiro de gasolina sumiu, enxágue bem com água e sabão para remover o odor de vinagre.

Vamos entender melhor, a principal substância que compõe os combustíveis é o benzeno, de característica incolor e altamente cancerígeno, ele pode causar desde dores de cabeça até problemas mais graves como anemia, danos neurológicos, infecção pulmonar e a diminuição do sistema imunológico.

O principal risco aos trabalhadores ocorre ao inalar algumas dessas substâncias, como o benzeno, relacionado em pesquisas com casos de câncer. Entre os riscos do ambiente de trabalho em postos de combustíveis podemos destacar o risco químico, o risco ergonômico e o risco de explosão.

No caso dos frentistas, há o risco acentuado de explosão pelo manuseio de substâncias altamente inflamáveis. Alguns juristas se referem também ao alto risco de assaltos à mão armada.

Morar muito perto de um posto de combustível pode prejudicar a saúde, segundo uma pesquisa da Universidade de Murcia, na Espanha. De acordo com o estudo, os gases dissipados pelo combustível na hora em que os carros são abastecidos contaminam o ar em um raio de até 100 metros.

Efeitos agudos:
Também pode ocasionar efeitos tóxicos para o sistema nervoso central, causando narcose (diminuição das atividades neuronais) e excitação, seguida de sonolência, tonturas, cefaleia, náuseas, taquicardia, dificuldade respiratória, perda da consciência e morte (ATSDR, 2007).

O tratamento envolve retirar o vestuário contaminado, lavar a pele e administrar oxigênio e, por vezes, antibióticos a pessoas com problemas respiratórios ou pneumonia.

Aplique um pouco de detergente de louças líquido no local do derramamento e esfregue até criar uma espuma espessa. Em seguida, passe água limpa no local e seque-o com uma toalha. Se você tiver medo de estragar a superfície com a água, use um detergente em pó ou algum solvente seco.

Envenenamento por inalação

  • Respiração rápida.
  • Tosse.
  • Frequentemente os olhos da vítima aparecerão irritados.
  • Obs.: estes são os sintomas gerais, podem variar de acordo com o veneno inalado.

O benzeno e outros hidrocarbonetos, quando inalados, têm um efeito supressor sobre o sistema nervoso, o que resulta em uma sensação temporária de euforia. Produz uma sensação prazerosa que não é diferente do álcool ou de uma série de outras drogas.”

O frentista também fica encarregado de aplicar todas as normas de segurança possíveis na realização das tarefas. Ele deve proibir a utilização de celulares, impedir o ato de fumar no local, solicitar o desembarque dos motociclistas no momento do abastecimento e usar extintores de incêndio quando necessários.

Trabalhadores de Postos de Revenda de Combustíveis (PRC) estão expostos ao benzeno devido à emissão de hidrocar- bonetos aromáticos voláteis no processo de trabalho, o que pode ocasionar intoxicação pelas vias cutânea, digestiva e, em especial, respiratória.

Os frentistas acabam sendo os mais afetados pela exposição ao benzeno, que, a longo prazo, pode ser responsável por doenças como o câncer.

Conforme explicou o magistrado, a atividade explorada pelo posto, comércio varejista de combustíveis, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, que estabelece o grau de risco de acidente do trabalho, está enquadrada no grau 3, considerado grave, acrescendo às contribuições previdenciárias ...

Então, quais são os principais riscos de um Posto de Serviço? Em postos de serviço podem ocor- rer acidentes com fogo, explosão, atropelamentos, quedas, choques elétricos, intoxicação com produtos, entre outros.