O que o Cerrado se caracteriza por conter?

Perguntado por: rmelo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

O Cerrado, também conhecido como savana brasileira, é o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul. Caracteriza-se por grandes biodiversidade e potencial aquífero. Rico em biodiversidade, o bioma Cerrado é a segunda maior formação vegetal do Brasil.

Características do cerrado

  • Inverno seco e frio;
  • Verão quente e úmido;
  • Vegetação rasteira e baixa;
  • Um dos maiores biomas do Brasil;
  • Clima quente e com pouco vento;
  • Temperatura média varia entre 20 e 27ºC;
  • Um dos maiores biomas da América do Sul; e.
  • Ocupa mais de 20% do território nacional.

O Bioma Cerrado abrange 13 estados brasileiros, em uma área de cerca de 200 milhões de hectares, sendo a savana mais rica em diversidade do mundo e o segundo maior Bioma do país. Posicionado na região central no país, faz limite com a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica, a Caatinga e o Pantanal.

Esses fatores produzem diversas formas ou fisionomias para o Cerrado. Os tipos de vegetação que ocorrem no interflúvio são: (1) o cerrado sensu lato; (2) a floresta mesofítica; (3) o campo rupestre; (4) os campos litossólicos miscelâneos; e (5) a vegetação de afloramento de rocha maciça.

Latossolos

Latossolos do Cerrado
Os Latossolos são predominantes, cobrindo 46% destas áreas. Com cores variando entre vermelho para amarelo, esses solos apresentam boa permeabilidade e são profundos, o que auxilia em uma boa drenagem na maior parte do ano.

O relevo do Domínio do Cerrado é em geral bastante plano ou suavemente ondulado, estendendo-se por imensos planaltos ou chapadões. Cerca de 50% de sua área situa-se em altitudes que ficam entre 300 e 600 m acima do nível do mar; apenas 5,5% vão além de 900m.

Em seus mais de 2 milhões de km²de extensão no território brasileiro, o Cerrado é rico em raízes, cascas, resinas, óleos, folhas, argilas, água, e outros diversos recursos naturais, que são minuciosamente manejados por seus povos na prática da medicina popular.

Estima-se que o Cerrado possui quase a metade das 1.753 espécies de aves do país, 199 de mamíferos, 180 de répteis, 150 de anfíbios, 1.200 de peixes e 90 mil tipos de insetos. Juntando tudo, dá quase 5% de todas espécies no mundo e 30% da biodiversidade do país.

tropical-quente-subúmido

O clima dominante na região é o tropical-quente-subúmido, caracterizado por forte estacionalidade das chuvas. Há duas estações bem definidas: uma estação seca (maio a setembro) e outra chuvosa (outubro a abril).

A vegetação da Caatinga tem como principal característica a adaptabilidade aos períodos de estiagem. Desse maneira, é um tipo vegetacional extremamente resistente ao clima Semiárido, marcado pela escassez de chuvas na maior parte do ano.

As árvores do Cerrado e as espécies vegetais sobrevivem porque possuem raízes longas que alcançam até 15 metros de profundidade do solo para buscarem água nas camadas mais úmidas em épocas de secas. As árvores têm ramos tortuosos e grossos de pequeno porte podendo chegar até 20 metros de altura.

A vegetação do Cerrado apresenta bastante diversidade paisagística, composta por árvores e arbustos. O Cerrado é considerado um dos biomas de maior biodiversidade. A vegetação é bastante diversificada, abrangendo formas campestres, como os campos limpos, e formações florestais densas, como os cerradões.

Os biomas brasileiros representam áreas de grande extensão que são constituídas por um complexo conjunto de ecossistemas, apresentando características semelhantes como vegetação, fauna, solo, clima. Essas características variam conforme a localização geográfica dessas regiões.

· O Cerrado é considerado o “berço das águas”, ao abrigar as nascentes de importantes bacias hidrográficas da América do Sul: Platina, Amazônica e São Francisco. · A ocupação do Cerrado iniciou-se no século XVIII com a mineração, que se desenvolveu num rápido ciclo de exploração intensiva.

A vegetação é, em sua maior parte, semelhante à de savana, com árvores baixas, esparsas, troncos retorcidos, folhas grossas e raízes longas; gramíneas e arbustos. Por ser muito extenso, o cerrado, dependendo de sua localização, apresenta mudanças no seu ecossistema.

Originando-se de espessas camadas de sedimentos que datam do Terciário, os solos do Bioma do Cerrado são geralmente profundos, azonados, de cor vermelha ou vermelha amarelada, porosos, permeáveis, bem drenados e, por isto, intensamente lixiviados.

Um dos mais antigos biomas a se estruturar no continente americano, o Cerrado surgiu em algum momento do período Cretáceo Superior, mas foi no Terciário Médio, há mais ou menos 60 milhões de anos, que ele começou a desenvolver o estoque genético que lhe deu a conformação atual.

O Bioma Cerrado abrange todo território de Goiás, Tocantins e Distrito Federal, além de parte dos territórios da Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rondônia e São Paulo.

Caracteriza-se por grandes biodiversidade e potencial aquífero. Rico em biodiversidade, o bioma Cerrado é a segunda maior formação vegetal do Brasil. O bioma Cerrado é uma formação vegetal que conta com uma grande biodiversidade. Conhecido como a savana brasileira, é o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul.

O cerrado ocupa altitudes que variam de cerca de 300 metros, como na Baixada Cuiabana, no Mato Grosso, até altitudes superiores e 1.600 metros, como na Chapada dos Veadeiros, em Goiás (Ribeiro; Walter, 1998).

A localização central faz com que o Cerrado se situe sobre os grandes divisores de águas do país, abrigando as cabeceiras de suas maiores bacias hidrográficas. Ao sul, há nascentes de rios da bacia do Paraná; a Sudeste, do Paraguai; ao Norte, da bacia Amazônica; a Nordeste, do Parnaíba e a Leste, do São Francisco.