O que o Cazuza falou sobre Deus?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Agradeço a Deus por ter tido essa oportunidade de entrar dentro de mim. A minha doença me deu uma fé. Eu não sabia que tinha fé. Eu era agnóstico ou ateu.

Cazuza: biografia do poeta
Ganhou esse apelido antes mesmo de nascer. Isso porque na família de sua mãe só havia mulheres. Assim, quando Lucinha ficou grávida, achavam que viria outra mulher. Mas o pai dele dizia que seria um cazuza, que significa moleque no nordeste.

Cazuza emagreceu muito e seus cabelos tornaram-se lisos e escassos. Foi a partir daí que ele começou a usar a bandana na cabeça, que se tornou uma marca do compositor.

Bêbado, costumava agredir até companheiros mais íntimos. 'Ele tomava uma garrafa de uísque por dia', disse Frejat, numa entrevista. 'Ele ia para o Baixo Leblon e não tinha limites', lembrou o produtor teatral Perfeito Fortuna. Isso aliado a muita maconha e cocaína.

DESODORANTE: Talco Granado. PERFUME: Colônia Johnson.

7 de julho de 1990: morre de aids, aos 32 anos, o músico Cazuza. A música do dia de hoje foi Down em Mim.

Depois que ele morreu, por ele ser portador do vírus HI, do vírus, o caixão foi lacrado.

Os versos acima costumam trazer duas interpretações: quem se baseia na biografia de Cazuza, costuma entender os termos carreira e canudo como gírias para carreira de cocaína e canudo para aspirar a droga.

O tempo não para
Em entrevista de 1989, Cazuza diz que há uma mensagem de esperança nessa estrofe: a de que o tempo iria vencer. A piscina, um símbolo associado à riqueza e ostentação de poderosos e corruptos, ficaria cheia de ratos.

Cazuza tinha 1,76 (um metro e setenta e seis) de altura e pesava cerca de 68 quilos antes de ficar doente. Ele calçava 42.

Frejat explicou que ficou muito frustrado quando Cazuza anunciou que iria sair do Barão Vermelho. Esse teria sido o momento de briga mais séria na história da relação entre os dois. "Teve um momento de briga séria, que foi quando ele saiu da banda. Já vinha de discussões, mas sempre tínhamos acordos.

Cazuza também ficou conhecido por ser rebelde, boêmio e polêmico, exercendo influência sob toda uma geração, se transformando em um ícone da música.

Agenor de Miranda Araújo Neto

Compositor e cantor brasileiro, Agenor de Miranda Araújo Neto nasceu a 4 de abril de 1958, no Rio de Janeiro, no Brasil.

Ele queria ao menos encontrar uma ideologia para continuar acreditando que valia a pena lutar por algo. Cazuza chegou a comentar, na época, que os jovens tinham batalhado tanto, mas agora se sentiam perdidos.

O artista era conhecido por ser uma personalidade extremamente irreverente e a frente do seu tempo, pois tinha uma postura diferente em relação a assuntos considerados tabus na sociedade brasileira do período.

Em entrevista concedida por e-mail em 2008, até então não publicada, Gilda Mattoso - ex-empresária de Cazuza - fala como amiga do cantor e relembra a pessoa amorosa e fervorosa que ele era.

Poeta exagerado: 5 vezes em que Cazuza se envolveu em polêmicas

  • Cazuza foi um dos artistas mais icônicos do rock brasileiro. ...
  • Cuspiu na bandeira.
  • Admitiu que tinha AIDS.
  • Capa da Veja.
  • “Não sou cantor”
  • Prêmio Sharp.

"Cazuza, na verdade, escreveu essa letra pensando na Elza Soares. Lembro dele falando que o Ezequiel Neves ficou com inveja, dizendo que era o verdadeiro exagerado. Mas Cazuza respondeu que ele era menos exagerado que a Elza", conta Guto Goffi, baterista do Barão Vermelho.

Rodrigo Suricato

Nos vocais da banda desde 1985, quando substituiu Cazuza, o músico confirmou a saída. No lugar do cantor entra Rodrigo Suricato, de 37 anos. Ele se junta a Guto Goffi, Maurício Barros, Fernando Magalhães e Rodrigo Santos.

Continuar lendo Como dizia o Cazuza?