O que o cavalo não pode comer?

Perguntado por: oagostinho . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

Vegetais crucíferos como é exemplo o repolho, brócolos, couve-flor, couve e couve de bruxelas, não devem ser fornecidos aos cavalos devido à produção de gás associada à ingestão destes alimentos.

As melhores frutas para cavalos são as maçãs, os morangos, as peras, a melancia, a banana e a laranja. Com relação aos legumes, podes oferecer curgetes, abóbora, aipo, cenouras, beterraba, nabo… Estas não devem formar parte da sua dieta diária, mas podes oferecê-la vários dias na semana.

Carne. Por serem herbívoros, os cavalos não têm um sistema digestivo preparado para o consumo de qualquer tipo de carne. Por isso, esse tipo de alimento não deve ser administrado a eles.

Pão e bolos: alimentos processados para consumo humano não devem ser fornecidos a cavalos, podendo originar quadros de dor abdominal (cólica).

A facilidade de erro do manejo nutricional dos cavalos é especialmente em relação a administração de rações aos animais que são formuladas baseadas no milho, que contém muito amido. O cavalo não digere muito bem o milho, podendo fermentar no estômago ou ao longo do intestino do animal.

Top 5 de coisas que os cavalos não gostam
Objetos e sons estranhos: eventualmente, essa antipatia nem sempre pode ser evitada e não deve ser. Afinal, é uma boa ideia expor o seu cavalo a novos objetos e sons, mas verifique se você está pronto para a reação dele. Porém, ele pode entrar no modo 'lutar ou fugir'.

A ração com feijão cru (moído e no máximo de 15% sem acompanhamento técnico) não deve conter uréia, pois as leguminosas contém uma enzima (urease) que acelera a liberação de amônia e pode levar à intoxicação. O grão torrado e moído pode ser usado, sem acompanhamento técnico, até o nível de 20% da ração.

As alfaces de folhas com cores claras são ricas apenas em água e têm muito pouco valor nutricional, as vezes o animal gasta mais energia para digerir do que ganha consumindo o alimento, por isso não são recomendadas.

As cenouras também são muito palatáveis e, assim, estimulam o apetite do cavalo. O consumo de grande quantidade de cenoura age como laxativo. Como as batatas e beterrabas, as cenouras são ricas em carboidratos facilmente digestíveis e pobres em proteínas.

Alimentos a fornecer a cavalos (ocasionalmente)
Cenoura, Maça (sem caroço), Pêra (sem caroço), Melancia, Ameixa (sem caroço), Damasco (sem caroço), Melão (sem casca), Pêssego (sem caroço), Morangos, Manga, Uvas, Passas, Banana (sem casca), Ananás (sem casca), Laranja (sem casca), Aipo.

Devido ao grande valor nutritivo da parte aérea da mandioca e também ao seu volume de produção, ela é uma excelente opção para se fazer ração animal.

Abundante na área rural, a bananeira é uma planta que pode ser aproveitada integralmente – fruta, folhas, tronco e até o “umbigo” (ou “coração”) podem ser usados na produção de artesanato, doces, alimentos para humanos e animais e até como remédio veterinário natural.

Pode sim. Há casos em que veterinários recomendam que os ovos sejam dados aos animais, juntamente com a casca, como forma de suplementação de cálcio.

O animal pode ser alimentado tanto em mamadeira como em balde. A quantidade necessária é de 18 a 20 litros (raças leves) e 23 a 28 (raças pesadas). O aumento do volume de leite deve ser gradativo. Primeiramente, são fornecidos 14 litros ao nascimento.

Nas primeiras semanas de vida, o leite é o principal elemento que compõe a dieta dos potros, fornecendo os nutrientes essenciais para atender as exigências do organismo, uma vez que a microbiota do trato gastrointestinal desses animais começa a digerir as fibras de forma eficaz somente a partir do segundo mês de vida.

Bananas podem ser dadas com a casca e são conhecidas por serem muito altas em potássio. “Os estudos mostraram que os cavalos preferem a banana em relação aos tradicionais sabores de menta, cenoura e maçã”, explica a nutricionista sênior Olivia Colston MSc.

Introduzindo óleo na ração de seu cavalo, acelerará o ganho de peso. O óleo tem muitos benefícios para a saúde de um cavalo, mas qual óleo você deve escolher para engordar um cavalo? É melhor usar óleo de arroz, milho ou soja.

Um dos cereais mais utilizados na alimentação de eqüinos é o milho, que deve ser fornecido moído na forma de fubá grosso (o fino pode causar cólicas nos animais). Já o feno deve ser oferecido picado e sem poeira, pois esta pode afetar o sistema respiratório dos cavalos.

Situações em que existe privação de água, estresse devido ao transporte, alimentação de má qualidade, entre outros, podem levar a ocorrência da Síndrome Cólica. O controle da dor do animal deve ser primordial nestas situações.

É uma pergunta que você deve se fazer todos os dias. Quer seja o uso para competições ou passeio, a ideia é mantê-lo saudável não só física como também mentalmente. Um cavalo feliz trabalha com prazer e aguarda ansiosamente pela próxima vez quem alguém vai montá-lo.