O que o capítulo 6 de Mateus nos ensina?

Perguntado por: idias . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Ele ensinou que atos justos de devoção devem ser feitos pelas razões corretas e enfatizou que eles devem ser feitos para agradar nosso Pai Celestial. Ele também instruiu Seus discípulos a buscar primeiro o reino de Deus.

Ele irá descartá-los como não sendo bons em tudo. Mas se os esquecermos, Deus se lembrará, e ele nos recompensará graciosamente. Jesus dá três exemplos de “atos de justiça”: esmola, oração e jejum. Em relação à esmola, ele nos diz para não fazermos um grande espetáculo da nossa doação para ajudar os necessitados.

Mateus 6:6 explicação. A oração é a respiração da alma . Por isso, em se tratando de um princípio espiritual, a negligência da oração na vida de um crente é como desligar os aparelhos de um doente terminal, onde se consegue viver por um tempo, mas que aos poucos vai andando para um caminho de morte.

No versículo 25 Jesus diz para não nos preocuparmos com aspectos da vida diária (comer, beber, vestir). Se Deus alimenta os pássaros, não alimentará também a nós (v. 26)? Se Deus veste as ervas do campo, não vestirá também a nós (v.

O tema principal em Mateus é de que Jesus Cristo veio estabelecer Seu reino na Terra. Mateus mencionou “o reino dos céus” inúmeras vezes e ele é o único autor dos evangelhos a incluir ensinamentos de Jesus que mencionam a “igreja” (ver Mateus 16:18; 18:17).

Pensamento: Deus é o responsável por nos trazer ao mundo, por isso Ele não pode deixar que nos falte o alimento, ou qualquer outra coisa que necessitamos. Não podemos colocar nosso trabalho e nossos afazeres diários acima de Deus, nossa dedicação maior deve ser buscar a Deus.

"Ninguém pode servir a dois senhores. Porque, ou odiará a um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas. Por isso é que eu lhes digo: não fiquem preocupados com a vida, com o que comer; nem com o corpo, com o que vestir.

“'Procurai primeiro edificar o reino de Deus' significa colocar Deus e Sua Obra como prioridade principal. O trabalho de Deus é levar a efeito a vida eterna de Seus filhos (ver Moisés 1:39), bem como tudo o que isso implica (…). Tudo o mais tem menor prioridade.

Esta afirmação de Jesus foi provavelmente proverbial e indica, por meio de uma hipérbole (um exagero proposital), segredo absoluto, ou seja, ninguém precisa (nem deve) ficar sabendo quando ajudamos alguém.

"E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto.

A prática de oração em secreto nos aponta que nada está escondido aos olhos de Deus. O Deus que nos vê no secreto revela a nós coisas ocultas. Segredos e bênçãos celestiais. Em nosso clamor recolhido ou em nosso choro solitário há um Deus de misericórdia que nos é “todo ouvido”.

Pode ser literalmente num quarto, mas pode também ser numa praça silenciosa, numa sala, num escritório, em qualquer lugar onde se possa “fechar a porta”, isto é, se desligar das atividades corriqueiras, das pessoas e possa se conectar plenamente com Deus.

26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai Celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

Preocupação e ansiedade sobre coisas que Jesus nos promete, mas ainda não deu, ou já nos deu, mas ainda não aceitamos, cria um fardo que Jesus não pode levantar. O livramento desse fardo depende da nossa fé e só será levantado quando descobrimos quem Jesus é e o quanto Ele já fez e vai fazer por nós.

Não acrescentamos nenhuma hora a nossa vida. Pelo contrário, perdemos horas de vida. Confie em Jesus. Ele já deu sua vida por você, e agora Ele quer lhe dar uma vida bem melhor não só no porvir, mas aqui e agora a partir de hoje.

Embora o público-alvo de Mateus fosse constituído por judeus, ele desejou mostrar que as boas novas de Jesus Cristo são universais e inclusivas. Por isso, ele cita as palavras de Jesus com um forte imperativo: “fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28,19).

"Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai"(Mateus 24:36). "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória"(Mateus 24:30).

No Evangelho, Mateus apresenta Jesus com o título de Emanuel, que significa “Deus está conosco”. Mateus, também chamado de Levi é filho de Alfeu conforme os Evangelhos de Marcos e Lucas (Marcos 2,14) (Lucas 5, 27).

Em Mateus 6:33, Jesus disse que devemos buscar “o Reino de Deus e a sua justiça”. Tudo o resto depois seria acrescentado. Não precisamos ficar preocupados com outras coisas porque Deus está no controle e cuida de nós.

33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Continuar lendo O que diz Mateus 7 5?