O que o caldeirão simboliza no Halloween?

Perguntado por: acardoso6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Caldeirão: portal entre vivos e mortos. Dentro dele devem ser atiradas moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos. Vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza das energias negativas.

Em um artigo intitulado "As perigosas mensagens do Halloween", o jornal oficial do Vaticano, "L'Osservatore Romano", citou o perito litúrgico Joan Maria Canals, que disse que "o Dia das Bruxas é uma corrente do ocultismo e completamente anticristão".

Fatos. A palavra Halloween é uma versão abreviada das frases All Hallows 'Eve ou All Hallows' Evening, que significa “Véspera de Todos os Santos”, ou “Noite de Todos os Santos”, na tradução para o português. O Halloween vem de um antigo festival pagão celebrado pelos celtas há mais de 2.000 anos, chamado Samhain.

ARANHAS: Esses animais estão ligados ao Halloween pois tem conexão direta com os mitos acerca de bruxas, onde aranhas, ratos e gatos pretos eram seus companheiros fiéis.

o morcego

Morcegos são usados na decoração de festas de Halloween. Outro importante símbolo do Halloween é o morcego. O animal costuma frequentar lugares inóspitos e escuros, como cavernas, construções e outros locais afastados, por isso também é associado ao Dia das Bruxas.

A brincadeira “doces ou travessuras” também surgiu naquela época e era parte de um ritual de proteção onde as pessoas iam de casa em casa, pedindo um pedaço de “bolo de alma” feito de pão e groselha.

Oposicionistas. Muitos brasileiros criticam a influência da cultura norte-americana no Brasil. Além disso, o país tem uma forte tradição cristã, que se opõe a esse tipo de comemoração, pois ela está carregada de elementos contrários à doutrina religiosa.

O Halloween nasceu entre os celtas, que, em 31 de outubro, véspera de seu ano novo, faziam uma grande fogueira em homenagem aos mortos (Foto: Arte/G1) Quando os celtas inventaram o Halloween, a tradição não mandava comer guloseimas nem se fantasiar de bruxa.

Não se sabe ao certo qual é a origem do Halloween, mas historiadores especulam, baseados em algumas evidências. Acredita-se que a festividade surgiu no século 18 com o festival celta de Samhain (termo que significa "fim do verão"), um antigo ritual pagão. A festa durava três dias, tendo de início no dia 31 de outubro.

Nenhuma das grandes denominações cristãs tem uma diretriz oficial dizendo se os seus fiéis podem celebrar o Halloween ou não.

O Vaticano fez duras críticas ao Halloween, feriado de Dia das Bruxas comemorado em 31 de outubro, um dia antes do Dia de Todos os Santos, da Igreja Católica. Segundo o “Daily Mail”, a instituição afirmou ser uma data “anticristã” e “perigosa”, por ter ligação com o oculto.

É possível formar cidadãos críticos e responsáveis quando eles conhecem a história e a cultura de outros países também. Ainda é provável que esses estudantes se tornem pessoas mais criativas. Além da melhoria no relacionamento interpessoal e da autoconfiança.

O Halloween é originário de uma festa dos celtas chamada Samhain. Estudos realizados pelos historiadores apontam que o Halloween provavelmente surgiu de um festival praticado pelos celtas, povo que habitava as Ilhas Britânicas e que praticava uma religião pagã séculos antes da penetração do cristianismo na região.

Os historiadores apontam que a provável origem do Halloween tenha sido um festival praticado pelos celtas chamado Samhain. Esse festival era uma das comemorações mais importantes do calendário celta e era realizado como um marco do fim verão. Era também uma passagem de ano para esse povo.

O fenômeno da globalização e do mercado de consumo possibilitou que uma celebração de origem celta e pagã conquistasse pessoas de várias culturas e religiões diferentes. No Brasil, o Halloween começou de forma tímida, em escolas de língua estrangeira no início da década de 1980.