O que o cachorro sente quando recebe carinho?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Você já se perguntou o que o cachorro sente quando recebe carinho? Esse ato dá uma grande sensação de bem-estar para o animal. É como se ele estivesse recebendo uma massagem super relaxante, capaz de eliminar todo estresse e deixá-lo bem calminho. Ao sentir o carinho, o pet fica muito mais leve durante o dia.

De maneira geral, os locais favoritos dos cães para receber carinho são: pescoço, na região logo abaixo das orelhas, peito e abdômen. Neste caso, ele pode chegar até mesmo a se virar de barriga para cima para você fazer carinho nele.

Carinho nas orelhas
Esse é o gesto mais comum de “eu te amo” realizado com cachorros e que realmente é uma forma que eles reconhecem como uma expressão de afeto. É também uma das formas mais simples, que não demandam muito tempo. Por exemplo, quando você está assistindo televisão e seu cachorro está perto.

De acordo com pesquisas científicas, os cãezinhos desenvolvem uma relação de apego com seus tutores e passam a enxergá-los como membros da família. Isso tem um significado muito especial para eles. Afinal, o cachorro é um animal social e tem o costume de dormir em grupos da mesma espécie.

Um dos principais sinais de que o cachorro sente falta do dono é quando ele fica triste sem razão aparente. Basta você sair do lar, que o pet vai para algum canto, se isola nele e passa um bom tempo deitado e com uma expressão descontente, permanecendo assim até o seu regresso.

Como saber se o cachorro está feliz? 5 sinais que você precisa observar

  • Ficar com a postura relaxada. Um primeiro sinal de cachorro feliz é ele estar com a postura relaxada. ...
  • Demonstrar confiança. Seu cachorro sente-se seguro ao seu lado? ...
  • Estar com um bom apetite. ...
  • Ficar perto. ...
  • Manter-se ativo.

Comportamento canino: os cães interpretam a comunicação humana também pelo tom de voz. Além das palavras, o cachorro entende o que falamos também pelo tom da nossa voz. Assim, o comportamento canino varia de acordo não apenas com o que está sendo dito, mas também com a entonação das palavras.

Por fim, outro motivo porque cachorro gosta de dormir encostado no dono pode ser o fato do cãozinho querer chamar a sua atenção. O ato de deitar em cima do humano é uma forma de compensar a falta de companhia, principalmente quando o tutor passa muito tempo fora de casa.

Os cães lambem uns aos outros como forma de manutenção do respeito e troca de informações entre na matilha. Então, se ele lambe com frequência suas orelhas, rosto, mãos e pés, pode ser uma demonstração de respeito a você.

Esse acaba sendo um dos motivos porque os cães zelam tanto por essa parte do corpo e acabam sendo protetores demais com a região, já que qualquer comprometimento pode afetá-los bastante. Mas não é só por isso que cachorro não gosta que pegue na pata dele. Em alguns casos, o animal apresenta traumas que envolvem a área.

Esse comportamento apenas indica que ele se sente seguro ao seu lado, que confia em você. Mas o certo é trabalhar esse medo para que ele não necessite da sua presença para que ele se sinta confortável. Do contrário, pode gerar aquele primeiro caso de dependência e insegurança.

Ele passa o seu dia observando o que o rodeia e enxergando a querida família dele. A visão dele é bem diferente da nossa, por isso mesmo ele não o enxerga do mesmo jeito que você a ele.

Se o rabo inteiro movimenta-se de um lado ao outro, em uma oscilação relaxada, é sinal de muita alegria. Aproveite e retribua com uma bela coçada atrás das orelhas para agradecer. Já as lambidas são o equivalente canino ao beijo e expressam amor e gratidão. Os cachorros só lambem quem é muito querido.

Estudos indicam que os cães conseguem diferenciar as pessoas pelo olfato. Sendo assim, por passar muito tempo com você, o pet conhece muito bem seu cheiro. Esse é um dos motivos que explicam por que o cachorro reconhece seu dono depois de muito tempo.