O que o cachorro sente quando o dono sai?

Perguntado por: umoura . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Cães com ansiedade de separação costumam ficar muito agitados quando percebem que o dono está para sair, latem ou choram para chamar a atenção, além de seguirem o dono pela casa inteira e às vezes até começarem a tremer e puxar pelas roupas dos humanos para “convencê-los” a ficar.

Os principais sinais de um cachorro triste
Semblante de apatia: passar mais tempo deitado e recluso, com olhar triste; não latir para outros cães ou não se interessar por barulhos e movimentos de fora da casa.

Confira cinco sinais de que o seu animal está se sentindo solitário. Comer móveis, destruir portas, mastigar sapatos e espalhar lixo pela casa são comportamentos que os cães têm quando querem chamar a atenção de seus tutores. Como os cachorros não podem falar, eles usam seu comportamento para comunicar algo.

Quando o cachorro fica doente de saudade, ele passa a sofrer uma depressão canina, então não reage mais aos convites para brincar. O pet prefere ficar no seu cantinho, deitado, então não é difícil notar nele um estado de humor triste e abatido. Ele perde o apetite, mesmo ao oferecer uma guloseima que ele adora.

De fato, os rostos das pessoas não fazem tanta diferença para esse reconhecimento. Um detalhe que será crucial, no entanto, é seu cheiro. Estudos indicam que os cães conseguem diferenciar as pessoas pelo olfato. Sendo assim, por passar muito tempo com você, o pet conhece muito bem seu cheiro.

Não é nenhum tipo de carência ou dependência emocional. É apenas uma forma de o cão estar próximo de quem ele ama, seja protegendo ou tendo como uma referência. Em alguns casos, pode ser até porque o pote de ração dele está vazio. Confira alguns possíveis motivos de por que o cachorro segue o dono.

Outra causa de ansiedade é quando o cachorro percebe e antecipa o momento da saída do dono, e já começa a latir quando ele está pegando a chave ou colocando o sapato. O animal percebe esses indícios e já se vê sozinho.

Em geral, cachorro feliz costuma manter uma postura relaxada na maior parte do tempo. Isso inclui a posição das orelhas e do rabo, que costuma ser mantido em posição de descanso (exceto, é claro, quando o pet está muito feliz, como quando você chega em casa).

O cão, então, começa a demostrar comportamentos diferentes, que podem ser sutis, como ficar quieto, alterando apenas a forma de olhar e abanar o rabo, ou agressivos, como latir, rosnar, morder e fazer as necessidades em locais inadequados.

Um cachorro demandar atenção em excesso não é normal. Um cachorro muito dependente e muito apegado ao tutor não pode manejar sua solidão ou desfrutar de uma vida social positiva, tende a sofrer depressão ou a desenvolver problemas de comportamento.

Muita gente pensa que o motivo por que cachorro gosta de dormir encostado no dono é algum tipo de comportamento dominante ou possessivo. No entanto, a verdade é que esse hábito não passa de uma demonstração de afeto e carinho do animalzinho com relação ao seu tutor.

Choro ou grito
Por falar em choro, gritar alto é uma das formas de avisar que está com dor. Contudo, gemido ou choro baixinho também são sinais de cachorro com dor no corpo. No geral, quando ele está sempre chorando é porque está com dor crônica e precisa da sua ajuda rapidamente.

Segundo Juliana Gil, médica-veterinária comportamentalista, o cão é uma espécie sociável, por isso, não é recomendado deixá-lo sem supervisão por longos períodos. “O tempo sugerido é seis horas, porém, oito horas seria o máximo permitido.”

O tempo que podemos deixar um cachorro sozinho em casa depende de sua idade e educação. Os cachorros jovens, a partir dos 5 meses podem ser educados pouco a pouco para passar um tempo sozinhos. De todos os modos, se você se pergunta se cachorro pode ficar sozinho o dia todo, a resposta é que não é indicado.

Acostume o pet a ficar sozinho aos poucos.
Quando ele se acalmar, faça carinho e até recompense com um petisco. Procure fazer esse treinamento durante vários dias. Quando perceber que o cachorro sozinho no cômodo fica mais calmo com seu retorno, saia de casa e fique 10 minutos fora.

Expressão facial do amor
Não importa o quanto desejemos esconder nossos sentimentos, a maioria dos donos de pet sabe que eles são sensíveis ao estado emocional do tutor. Estudiosos dizem que, quando um cão se sente conectado a alguém, ele ergue a sobrancelha esquerda mais do que a direita.

Ele tem o costume de apoiar a cabeça e o corpo em você
É sinal de que o pet ama estar ao seu lado e tem plena confiança em você. Ah, além, é claro, de se sentir bem com seu cheirinho.

Apesar dos cachorros serem ótimos leitores corporais e se comunicarem bastante conosco por gestos, eles podem, sim, aprender por associação o significado das palavras. Ou seja, eles são capazes de entender (e responder) ao seu nome!