O que o cachorro sente quando fica sozinho?

Perguntado por: vevangelista4 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Um cachorro, deixado sozinho em casa, pode latir alto, uivar e destruir tudo ao seu redor. Por isso ele tenta sobreviver à solidão e atrair a atenção de uma pessoa, ao mesmo tempo que se sente muito estressado.

A ansiedade faz com que os cães sofram “colapsos nervosos” quando seus donos saem de casa e isso pode se traduzir em urinar e defecar em qualquer lugar, vômitos, salivação excessiva, comportamentos destrutivos, latidos contínuos que poderiam irritar os vizinhos, entre outros.

"Eles são muito dependentes do dono, o melhor é você deixar algum pertence seu, ficar fora no máximo 15 dias, porque eles vão sentir sim a ausência." O veterinário explica ainda que casa de familiar ou conhecido só são boas para deixar o animal caso ele tenha uma boa relação com a pessoa.

Sim, cachorro pode dormir no escuro, aliás, é até melhor do que descansar com a luz ligada, pois assim seu filho de quatro patas pode cochilar melhor. Assim como para nós, a claridade pode atrapalhar a hora do descanso.

Determinados cães demonstram um comportamento obsessivo compulsivo na ausência dos donos. Eles passam a fazer movimentos repetitivos até ficarem exaustos, ou pior: se machucarem. Um dos mais comuns, por exemplo, é andar em círculos perto da porta ou do último lugar em que tiveram contato com ele.

Meu cachorro está triste?

  1. Mudança brusca de comportamento, permanecendo isolado em um canto da residência;
  2. Automutilação, mordendo extremidades como patas e rabo;
  3. Lamber o nariz, se coçar ou bocejar com frequência;
  4. Perda de apetite.

Caso não seja possível fazer o monitoramento por câmeras, uma dica é questionar aos vizinhos sobre uivos e latidos. Além disso, você também pode procurar por sinais de lambedura nas patas e verificar se seu amigo andou se alimentando ou não.

Evite deixá-lo muito tempo sozinho
Uma das causas mais preocupantes do choro de cachorro são os problemas psicológicos, que podem estar ligados com o fato do pet ficar muito tempo sozinho em casa. Além disso, o choro pode incomodar os vizinhos, causando ainda mais problemas para você.

Eles precisam de afeto, atenção, companhia e atividades, além de precisarem de alimentação e um local limpo e higienizado periodicamente. Deixar um cão sozinho mais de 24 horas é bastante desaconselhável, assim como deixar os cães sozinhos por longos períodos de tempo pode causar diversos problemas ao seu amigão.

Uma boa tática para fazê-lo ficar mais calmo na hora que você está saindo sem ele é, antes, fazê-lo gastar energia. Brinque bastante ou dê um passeio com ele. Assim ele vai estar mais cansado quando você estiver saindo e vai estar mais propenso a usar uma parte do tempo sozinho para comer, beber água e cochilar.

Maltês

Maltês é um dos cães que podem ficar em casa sozinhos por muito tempo. O Maltês é um cachorro que se apega bastante às pessoas da família e, que costuma acompanhar os seus humanos para todo lado. Apesar disso, ele consegue passar algum tempo longe do tutor, desde que tenha muita atenção quando o dono retorna.

Por vezes, os cães sentem tanta falta do dono que desenvolvem a síndrome da ansiedade de separação. Deixar o pet sozinho em casa sempre dá um aperto no coração. É normal os bichos sentirem falta do dono, mas, às vezes, a carência extrapola e vira a chamada síndrome da ansiedade de separação.

Nos casos em que o pet gosta de ficar o tempo todo ao lado do tutor, não é preciso se preocupar. Não é nenhum tipo de carência ou dependência emocional. É apenas uma forma de o cão estar próximo de quem ele ama, seja protegendo ou tendo como uma referência.

Não é nada recomendável viajar e deixar seu cachorro em casa sozinho. Primeiro, porque eles precisam de companhia para serem felizes e saudáveis. Outra razão para não deixá-lo sozinho é que muitas raças precisam de uma dose de exercícios diária.