O que o cabelo liso transmite?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Cabelos lisos: passam a imagem de força, segurança, controle e seriedade. Ideais para aqueles que ocupam altos cargos no mercado de trabalho ou que têm profissões que exigem bastante seriedade, como advogados e administradores.

Cabelos retos e lisos
O cabelo liso é como uma linha reta vertical, e linhas retas costumam comunicar mais tradição, força, credibilidade e poder. Podemos dizer, portanto, que cabelos lisos transmitem uma mensagem mais formal e de seriedade.

Cada formato transmite uma mensagem, por exemplo: linhas retas estão relacionadas à força, ao controle, à segurança, à credibilidade, à autoridade e ao poder. Linhas curvas, arredondadas, estão relacionadas à suavidade, delicadeza, feminilidade, doçura e acessibilidade.

Para sermos mais precisos, é o gene trichohyalina2 que determina qual será o tipo de cabelo da criança. Esse é um gene hereditário e passado de pais para filhos. IMPORTANTE: existem casos em que o pai e a mãe têm cabelos lisos e o bebê nasce com cacheado ou vice-versa.

Cabelos que contenham linhas retas horizontais e verticais muito evidentes transmitem força, determinação, credibilidade, poder e autoridade.

Os homens geralmente preferem cabelos mais naturais, sem muitos produtos químicos. Eles também preferem cabelos mais simples, sem muitas madeixas ou penteados elaborados. Cabelos longos ou muito curtos também podem ser um pouco difíceis de lidar, então um comprimento médio é sempre uma boa aposta.

O cabelo liso tipo 1a é o tipo de cabelo mais raro, quando falamos de cacheados, e é comum entre mulheres de ascendência asiática. Por serem óleos naturais tão retos e finos, quando viajam até as pontas, os veem muito brilhantes e sedosos.

Quer se trate de cortes de cabelos lisos ou encaracolados, ambos os penteados são muito atraentes, desde que sejam mantidos adequadamente. Além de acentuar tudo o que uma mulher é mais natural, os cachos dão uma aparência mais ousada. Além disso, seu maior volume de ar chama a atenção por onde passa.

Um terço deles, 33,1%, disseram que acham os cabelos castanhos mais atraentes, enquanto 28,6% afirmaram que gostam dos pretos - totalizando 59,7% das preferências pelas morenas. As loiras ficam com 29,5% dos votos, enquanto as ruivas são as menos populares, conquistando somente 8,8% dos votos.

Nesse sentido, existe uma conexão entre cabelos e autoestima. A aparência dos fios influencia a forma como enxergamos nós mesmos, como queremos ser vistas e também como nos relacionamos com os outros. E para que você se sinta bem com as outras pessoas ao seu redor, é preciso antes que esteja bem consigo mesma.

Segundo uma pesquisa britânica realizada pela Badoo, rede social de conversas e encontros, os homens se atraem mais pelas mulheres com cabelos pretos e castanhos. Ou seja, parece que as madeixas loiras e ruivas não chamam tanto a atenção dos caras.

Uma teoria difundida é que o cabelo age como uma antena, coletando detalhes do mundo, canalizando energia para partes frontais. Quase comparável a um sexto sentido; muitos acreditam que ele pode ajudar a detectar quando outras pessoas estão mentindo, ou até permitir que preveja as coisas antes que elas aconteçam!

Por exemplo: segundo os especialistas, cabelo colorido representa uma pessoa divertida, extrovertida e ousada. Se o corte de cabelo for curto ou long bob, outros elementos são adicionados aí, como uma personalidade leve, alegre e jovial.

O cabelo longo transmite ideia de liberdade; os fios curtos, dão ideia de personalidade forte; os fios lisos e retos indicam controle e seriedade; os modelos desconexos proporcionam um estilo mais alegre e despojado.

Os cabelos orientais apresentam-se mais calibrosos e lisos, com maior tendência a serem escuros pelo predomínio da eumelanina na sua pigmentação. São cabelos fortes por apresentarem maior queratinização dos fios o que lhes confere peso e brilho.

A cor e o tipo do cabelo são determinados por herança monogênica (um gene da mãe associado a um gene do pai). O gene dominante predomina e caracteriza-se por cabelo castanho ou vermelho, ondulado ou encaracolado.

No caso dos cabelos, tons escuros carregam os genes dominantes, enquanto os cabelos loiros são recessivos.