O que o budista não pode fazer?

Perguntado por: usalgado . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Os preceitos em ambas as tradições são essencialmente idênticos e são os compromissos de se abster de: prejudicar os seres vivos, roubar, má conduta sexual, mentir e se intoxicar. Aceitar os cinco preceitos faz parte da iniciação de leigos budistas e das práticas regulares da piedade leiga budista.

No Budismo também não existe a noção de pecado original, pois, segundo os budistas, ninguém nasce pecador, mas as pessoas sofrem porque vivem. Então a primeira sensação do viver é o sofrimento e não a felicidade uma vez que, a vida é sofrimento.

Além da restrição ao consumo de carne, a dieta budista também restringe o consumo de bebidas alcoólicas. Essa restrição também se baseia em questões éticas da filosofia e o consumo de álcool é proibido sob o pretexto de que, uma vez intoxicada, a mente perde sua consciência plena.

Outro aspecto importante em relação ao Budismo é o fato de ser uma religião não teísta, uma vez que rechaça a existência de um Deus ou Criador supremo, em que pese reconhecer a existência de seres não-humanos, como espíritos e divindades, tendo esses apenas posição periférica em relação à doutrina (Wijayaratna, 2002).

Quais os principais preceitos? A essência dos ensinamentos de Buda são as Quatro Nobres Verdades (a vida é sofrimento; o sofrimento é fruto do desejo; o sofrimento acaba quando termina o desejo; e isso é alcançado quando se segue os ensinamentos de Buda).

Não há, nunca houve, nem nunca haverá um homem que seja sempre censurado, ou um homem que seja sempre louvado.

Os Cinco Preceitos

  • Não matar.
  • Não roubar.
  • Não mentir.
  • Não ter má conduta sexual.
  • Não se entorpecer com álcool ou drogas.

Buda não é um deus. Ele é um homem comum que conquistou o máximo de sabedoria e, consequentemente, a iluminação. Por isso, o intuito dele sempre foi transmitir aos seus discípulos ensinamentos para a elevação espiritual de acordo com a realidade de cada um.

É necessário tornar-se budista para começar a praticar? Para começar a prática de meditação e estudos, não é necessário ser budista e também não é necessario você se tornar um budista. Você poderá estudar e praticar a meditação mesmo se pertencer a alguma outra tradição religiosa ou mesmo a nenhuma tradição.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba.

Os budistas, portanto, não adoram um deus ou deuses, nem possuem uma rígida hierarquia religiosa, sendo muito mais uma busca individual, quando comparadas às religiões monoteístas ocidentais.

O Budismo tem como base dois dogmas fundamentais: a reencarnação e a possibilidade universal de libertação final. Existem diferenças nas tradições, escolas e formas regionais, sendo, por isto, praticamente impossível reconstruir a doutrina original apenas a partir dos livros sagrados.

Para o budismo, o casamento é considerado um sacramento. A cerimônia de matrimônio é ministrada no templo pelo abade ou oficiante (homem ou mulher). Em países como o Brasil, alguns costumes tradicionais da religião se misturam com tradições ocidentais.

Longe dos luxos e dos prazeres, os monges budistas levam uma vida simples, austera, de disciplina e absoluta entrega espiritual. Eles dividem o tempo entre as tarefas do dia e os momentos de oração, quando entoam seus mantras que ecoam por todo o Monte Wutai Shan.

O budismo é reconhecido como uma filosofia de vida, porque os ensinamentos de Buda são focados na razão e na análise individual de cada ser humano. Os budistas acreditam que a consciência física e espiritual leva à iluminação e elevação, o chamado nirvana. Nirvana é o estado mais alto da meditação.

Além do mais, nossa prática implica orar com o melhor enfoque, duas vezes ao dia.

Esses mensageiros divinos eram representados pela seguinte ordem: Kikazaru, o macaco surdo, era quem observava todas as pessoas que cometiam más ações. Mais tarde, ele as repassava ao macaco cego através da fala. Enquanto isso, Mizaru, o macaco cego, transmitia as mensagens do macaco surdo para o macaco mudo, Iwazaru.

Ter uma imagem de Buda em casa ou em seu local de trabalho trás sorte, paz, calma, prosperidade, plenitude e espiritualidade. Quando ele é dourado ele é voltado para a área da riqueza e da prosperidade. Existem alguns rituais envolvidos como, deixar o Buda Dourado sobre algumas moedas para atrair dinheiro e fartura.

O Nobre Caminho Óctulo

  • Compreensão Correta (Samyag-drsti);
  • Pensamento Correto (Samyak-samkalpa);
  • Fala Correta (Samyag-vac);
  • Ação Correta (Samyak-karmanta);
  • Meio de Vida Correto (Samyag-ajiva);
  • Esforço Correto (Samyak-vyayama);
  • Atenção Correta (Samyak-smrti);
  • Concentração Correta (Samyak-samadhi).

Nirvana é utilizado num sentido mais geral para designar alguém que está num estado de plenitude e paz interior, sem se deixar afetar por influências externas.

"Esta parte do corpo sutil, que reencarnou com a morte, é que se torna o que os atos bons ou maus determinarem." "Quando a parte física morre, então os sentidos são retirados da mente, os ares vitais são retirados, até que apenas a parte do corpo sutil que vai reencarnar permaneça."