O que o bruxismo pode causar no corpo?

Perguntado por: esales7 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Além de dores de cabeça e nos músculos do rosto, o problema provoca também, desgaste dos dentes e doenças nas gengivas. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer tratamento de canal nos dentes afetados ou ainda tratar de distúrbios na articulação de ossos da face, como maxilar, mandíbula e têmporas.

Ainda que a causa específica do bruxismo não esteja clara, especialistas normalmente vinculam o problema a estresse, ansiedade e problemas do sono - fatores que, no mínimo, agravam o problema.

Segundo os dentistas, todos os pacientes com sintomas de bruxismo têm a tensão emocional aumentada. Estresse, depressão, uso de drogas, ansiedade, medo e expectativas incertas sobre o futuro, por exemplo, são fatores que podem desencadear o problema.

Os sinais e sintomas de bruxismo costumam incluir: Ranger ou apertar os dentes: às vezes tão alto que pode despertar uma pessoa que estiver dormindo ao lado. Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos. Esmalte dental desgastado, expondo camadas mais profundas do dente.

Silicone também é material indicado para placa para bruxismo
Contudo, é uma alternativa mais barata e indicada, principalmente, no caso de distúrbios da disfunção temporomandibular (DTM).

O tipo de restauração mais indicada
Para indicar o melhor tratamento ao paciente que teve bruxismo, o dentista deverá avaliar a quantidade de desgaste que os dentes sofreram. De acordo com a profissional, pequenas corrosões podem ser restauradas de maneira mais simples através da resina composta.

O que você precisa é de um dentista especializado em dor. Não em tratamento de canal, aparelhos ou cirurgias. E sim, existe esse profissional e ele é especialista em DTM e Dor Orofacial.

Outros chás com propriedades calmantes: passiflora, alecrim, jasmin, valeriana e erva-de-são-joão.

Como vimos no tópico acima, sobre o que pode causar bruxismo, algumas mudanças no nosso comportamento podem ajudar no tratamento e reduzir os casos mais leves desta disfunção. Procure mudar a sua rotina e realizar exercícios físicos diariamente, fazer ioga, acupuntura, massagens, beber chás calmantes, etc.

O nosso estado mental pode estar diretamente ligado a alterações físicas de nosso corpo. Isso é o caso do bruxismo, que pode ser resultado de situações que geram estresse e ansiedade constantes.

O bruxismo do sono não tem relação com sintomas de ansiedade, ao contrário do bruxismo diurno. "Há um tempo atrás, achávamos que os pacientes que possuíam bruxismo noturno eram portadores de ansiedade e estresse.

Opções de tratamento para bruxismo
Medicamentos como gabapentina e buspirona são indicadas em alguns casos e o uso de relaxantes musculares e benzodiazepínicos podem ser usados somente por períodos breves, por questões de segurança.

O bruxismo é um hábito involuntário onde a pessoa pressiona com muita força a mandíbula durante a noite enquanto estão dormindo. Apesar de ter a pressão da mandíbula, existem outros casos que há o ranger de dentes durante a noite sem nenhum objetivo ou função.

Como imprime força os músculos da face, então é natural que o bruxismo tenha alguns sintomas relacionados nesse sentido. Entre os mais comuns, podemos citar barulhos e/ou zumbidos no ouvido, sensação de ouvido tampado, tontura e dores de cabeça.

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM).

Essa condição, se não for cuidada, pode levar a fortes dores na face, além de vários problemas para a saúde do seu sorriso, como o desgaste do esmalte dentário e disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM).