O que o brasileiro mais lê?

Perguntado por: ucavalcante8 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

O brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros. A Bíblia é apontada como o tipo de livro mais lido pelos entrevistados e também como o mais marcante.

Segundo a pesquisa, 17% dos leitores preferem ler os livros digitais e 16% leem tanto e-books quanto livros físicos. Ainda, 22% dos brasileiros leitores afirmaram que o preço é o principal fator na hora de comprar um livro.

De um lado, 52% dos entrevistados declaram ler jornais, revistas, livros e quadrinhos todos os dias. Entre os que se declaram leitores, 43% indicam a falta de tempo como um dos motivos por não ler mais, 9% por não ter bibliotecas próximas e 7% por achar os livros caros.

A Bíblia Sagrada continua sendo a obra mais lida, sendo considerada uma categoria à parte e incluída no gênero "Religioso", com 42% da preferência. Na sequência, aparecem os livros religiosos, contos e romances, cada qual com 22%.

Ler muito, o mais comum dos hábitos milionários
De acordo com Corley, pessoas ricas leem sobre algo novo por pelo menos meia hora todo dia. A leitura e a capacidade de fazer dinheiro, gerar riqueza, estão entrelaçados. Isso é o que mostra uma pesquisa da Universidade de Pádua, na Itália.

a Índia

O país que mais lê no mundo é a Índia, que ocupa essa distinção desde 2005. Os indianos dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos semanais para ler. Os seguintes três postos também são ocupados por países da Ásia: Tailândia, China e Filipinas. Já o quinto é, notavelmente, o Egito.

a Bíblia Sagrada

Como acontece em todas as pesquisas, e sem nenhuma surpresa, a Bíblia Sagrada figura no topo de todos os rankings, sendo o livro mais lido do mundo e também o mais lido do Brasil.

A falta de estímulo, de estrutura, fatores sociais e políticos podem ser algumas das causas, como explica Luiz Rohden, decano da Escola de Humanidades da Unisinos. Outro fator que pode ser analisado é a concorrência, pois a escolha de ler um livro pode bater de frente com a de consumir outros tipos de mídia.

As pessoas adoram ler sobre novidades, porque traz a sensação de que estão antenadas. Investir nesse tipo de conteúdo também é uma ótima tática para despertar o interesse do seu leitor.

"Os jovens estão desenvolvendo uma impaciência cognitiva que não favorece a leitura crítica. Deixamos de estar profundamente engajados no que estamos lendo, o que torna mais improvável que sejamos transportados para um entendimento real dos sentimentos e pensamentos de outra pessoa", pontua.

A Índia

A Índia encabeça a lista, com uma média de 10,7 horas semanais de leitura por habitante. Em seguida temos a Tailândia (9,4 horas semanais), China (8h), Filipinas (7,6h) e Egito (7,5h).

O estudo apontou que hobbies como leitura, jardinagem e cozinha apresentaram grande crescimento. Dos participantes do estudo, 41% afirmam estar lendo mais neste período. Temas como saúde mental, estresse e autocuidado também apresentaram crescimentos importantes.

De acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro tem uma média anual de 4,96 livro por habitante.

Ocorre, pois, uma descaracterização do texto como elemento comunicativo, pois o aluno não sabe por que leu, desconhece quem escreveu, não tem ideia da finalidade da leitura e não percebe sua importância como coautor do texto, ou seja, inexiste a interação texto-leitor imprescindível para o entendimento da mensagem.

Que horas? Tim Cook, o CEO da Apple, já está de pé antes das 4 da manhã. Jack Dorsey, cofundador do Twitter, desperta às 5. Bill Gates e Jeff Bezos preferem ter um pouco mais de sono: saem da cama por volta das 7 horas.

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência.

Por que o Brasil é um país atrasado? Revela os motivos que nos levaram à atual situação de decadência política, institucional e econômica. Livro de estreia do acadêmico, ativista político e descendente da família real Luiz Philippe de Orleans e Bragança, a obra convida o leitor a ente...

Qual leitor mais rápido do mundo? A britânica Anne Jones consegue ler 4,2 mil palavras por minuto, sendo vencedora por seis vezes de campeonatos de leitura dinâmica.

A Bíblia

Brasília – A Bíblia continua sendo o livro mais lido pelos brasileiros – ganha dos livros didáticos e dos romances. Foi o que apontou pesquisa divulgada nesta semana pelo Instituto Pró-Livro sobre os hábitos de leitura da população.

Acertou quem disse “O Alquimista” de Paulo Coelho, lançado em 1988. O livro que envolve espiritismo e auto ajuda já passou da casa dos 150 milhões de exemplares comercializados ao redor do mundo. Um número muito expressivo, não é mesmo?

O Som do Rugido da Onça (2021) - Micheliny Verunschk
Vencedor do prestigiado Prêmio Jabuti em 2022, “O Som do Rugido da Onça” é um romance histórico da escritora pernambucana Micheliny Verunschk.