O que o brasileiro mais faz na internet?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

A análise dos últimos 30 dias deixa claro: a maioria (83%) prefere navegar nas redes sociais, fazendo deste comportamento o mais comum online. Em segundo lugar como atividade mais exercida pelos brasileiros na internet está assistir e/ou baixar filmes, com 69%.

Entre as atividades na internet, 93% dos participantes da pesquisa disseram que usam a web para enviar mensagens, outros 82% para chamadas de vídeo, 81% para acessar redes sociais, 73% para assistir à vídeos e ouvir músicas, 54% para ler jornais, revistas ou notícias, 50% para acompanhar transmissões ao vivo e 50% para ...

Em 2021, 84,7% (ou 155,7 milhões) de pessoas de 10 anos ou mais, na população brasileira de 183,9 milhões, acessaram a internet. Esse percentual vem crescendo desde 2016, quando 66,1% da população nessa faixa etária tinham utilizado a rede, passando para 79,5%, em 2019, e 84,7% no ano passado.

As principais atividades são as seguintes: redes sociais (73%), trabalhos escolares (68%), pesquisa (67%) e mensagens instantaneas (64%); 79% têm perfil em redes sociais.

Os produtos mais vendidos da internet são: smartphones, notebooks, câmeras fotográficas, videogames, relógios inteligentes, livros, fones de ouvido sem fio, cursos online, máscaras descartáveis, sapatos, acessórios, perfumes, maquiagem e artigos para decoração.

Três maiores gastos foram com calçados, roupas e contas de celular. Grande maioria acha celular mais necessários que um eletrodoméstico.

Um público (muito) consumista
Agora, quando o assunto é consumo… O público geek encabeça o grupo de consumistas. Isso porque 46% deles usam serviços de delivery pelo menos uma vez na semana (e isso é só o começo). Quando o consumo é voltado para entretenimento e cultura pop, os números vão aumentando.

Praticamente 99% dos usuários acessam a internet por meio de aparelhos celulares, enquanto 50%, ou 74,5 milhões de habitantes do país, utilizam a televisão, que já ultrapassa os computadores (36%). Enquanto 100% dos domicílios da classe A possuem acesso à internet, apenas 61% dos das classes D/E dispõem do serviço.

De acordo com a pesquisa, o Brasil ocupa o segundo lugar da lista como um dos países que passam o maior tempo nas mídias digitais do mundo, ficando atrás somente das Filipinas (4h15) e Colômbia (3h45).

O Brasil também ocupa o terceiro lugar no ranking de populações que passam mais tempo na social media, com uma média diária de 3 horas e 31 minutos, atrás apenas de Filipinas (3h53) e Colômbia (3h45). Nesse quesito, a média mundial é de 2 horas e 24 minutos de uso por dia.

Apesar de a Internet não ter um dono específico, ela é monitorada e mantida pela Sociedade da Internet, uma organização sem fins lucrativos que supervisiona a formação de políticas e protocolos que definem como usamos e interagimos com a Internet.

A ICANN, sediada nos Estados Unidos, é uma organização não-governamental responsável pela alocação do espaço de endereços do Protocolo da Internet (IPv4 e IPv6), pela atribuição de identificadores de protocolo, pela administração do sistema de nomes de domínio, assim como as funções de gerenciamento do sistema de ...

Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br): indica diretrizes para o desenvolvimento da rede no país e promove estudos para garantir a segurança dos serviços. – Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br): realiza as funções administrativas e operacionais relativas aos domínios brasileiros.

Amam entretenimento, games, estão a maior parte do tempo conectados e amam inovação, estão cada vez mais engajados com causas sociais. Tudo a fim de fazer a sua voz ser escutada pelas autoridades e a sociedade como um todo para estimular determinadas mudanças.

Instagram

O Instagram é a rede social preferida dos jovens brasileiros com idade entre 18 e 25 anos, a Geração Z, segundo pesquisa da HSR – Specialist Researchers, feita com mil pessoas das classes sociais A, B e C, que vivem nas principais capitais do país.

O WhatsApp (80%), o Instagram (62%) e o TikTok (58%) são as redes sociais mais utilizadas pelos jovens de 9 a 17 anos. Nas ruas, em casa e nas escolas, não é difícil ver crianças e adolescentes com os olhos grudados no celular.

O Brasil é um grande exportador de produtos agrícolas como frutas cítricas, soja e carne. Igualmente, se destaca na área do extrativismo mineral e vegetal. A atividade industrial é formada pelo setor de petroquímica, aeronáutica e fertilizantes, assim como uma expressiva indústria de calçados e roupas.

91% Aparelhos eletrônicos. 90% Itens de farmácia/drogaria. 88% Eletrodomésticos. 85% Vestuário.

Desemprego, corrupção e saúde são os principais problemas do país, dizem os brasileiros.

Estudo da USP mostra que população mais pobre consome mais alimentos industrializados.