O que o Brasil é o maior produtor do mundo?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

Atualmente, o Brasil é o maior produtor de soja do mundo de acordo com a Embrapa, o maior produtor mundial de açúcar, café e o maior exportador de milho, responsável por 50% do mercado mundial desse grão.

Agronegócio brasileiro é um dos pilares de sustentação da economia do país – responsável por 27,4% do PIB em 2021 – e alimenta 1 bilhão de pessoas pelo mundo. Foi o investimento em ciência ao longo de décadas que, segundo a Embrapa, ajudou a posicionar o Brasil entre os produtores mundiais de alimentos.

a China

1. China, o maior produtor de alimentos do mundo. O primeiríssimo lugar no ranking dos maiores produtores agrícolas do mundo vai para a China, que tem o desafio de prover alimentos para mais de 1,4 bilhão de habitantes.

1- Índia – 221,1 milhões de toneladas. 2- União Europeia – 158,7 milhões de toneladas. 3- Estados Unidos - 102,9 milhões de toneladas.

Rússia

Rússia. O maior país do mundo, a Rússia, tem 124 milhões de hectares de terras cultivadas. Metade dessa área é utilizada para cultura de grãos, com 70% da produção sendo consumida nacionalmente.

Estados Unidos

Estados Unidos é o país que mais produz carne bovina no mundo por alguma margem. As previsões para 2022 do Departamento de Agricultura dos EUA e da Organização para Agricultura e Alimentação (FAO), indicam uma produção de 12,6 milhões de toneladas de carne bovina neste ano.

Atualmente, os três maiores produtores globais de soja são Brasil, Estados Unidos e Argentina.

a China

1. China. Dentre os países que mais produzem alimentos, a China foi de longe o principal produtor agrícola de 2020.

Atualmente, o Brasil é o quarto maior exportador mundial de produtos agropecuários, aproximadamente USD 100,7 bilhões, atrás apenas da União Europeia, EUA e China.

A China

A China contribui com uma produção equivalente a 27% da mundial e 30% da asiática, seguida pela Índia com 22% e 25%, respectivamente. Nas Américas, o arroz reveste-se de grande importância social e econômica.

Atualmente, o Brasil é líder mundial na produção de 34 commodities agrícolas e, no momento em que a safra 2022/2023 está sendo plantada, o país se prepara para liderar a produção mundial de alimentos.

1. Mato Grosso: R$ 204 bilhões. Sozinho, Mato Grosso é responsável por cerca de 17% do VBP agropecuário do Brasil. Essa liderança é impulsionada pelo plantio da soja, principal produto agrícola do País.

Minas Gerais

Minas Gerais é o maior produtor de café do país.
A safra de 2021 chegou a 21,45 milhões de sacas colhidas, o que equivale a 46% da safra nacional, de acordo com os dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (Seapa).

milho

O milho é o grão mais produzido no país, totalizando 287 milhões de toneladas, 23,4% da produção mundial.

Estudos apontam que o Brasil alimenta 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Para apoiar a produção nacional, o Plano Safra 2022/2023 disponibiliza R$ 340,88 bilhões em crédito rural.

Como o Brasil é responsável por cerca de 10% da produção mundial de trigo, soja, milho, cevada, arroz e carne bovina, os pesquisadores concluem que atualmente estaríamos alimentando 10% da população mundial, ou 800 milhões de pessoas – incluída a população nacional.

A China

A China lidera a produção de frutas e é a segunda força nas exportações do setor. Índia e Brasil têm suas produções destinadas principalmente aos seus mercados internos com participações menores no comércio mundial.

Ano 6 | Nº 197 | Dezembro | 2021
Segundo o Ibrafe, o Brasil é o único produtor mundial e o maior consumidor dessa variedade, pouco aceita no exterior pela alta perecibilidade.

Os Estados Unidos permanecem como o 1º produtor mundial do grão, mas com uma estimativa de produção quase 20,0 milhões de toneladas abaixo do colhido em 2018/19.

Com uma área destinada à cafeicultura (arábica e conilon) totalizando 2,26 milhões de hectares em 2023, a produção brasileira de café pode atingir 54,94 milhões de sacas do grão beneficiado, segundo a Conab.

Acompanhe as culturas mais produzidas no mercado mundial

  • milho: 36,3%;
  • trigo: 26,3%;
  • arroz: 16,9%;
  • soja: 12,2%.