O que o bicarbonato faz no rim?

Perguntado por: zcustodio4 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Sim, o bicarbonato pode reduzir a formação de um tipo de pedra no rim. Quando ocorre uma acidificação metabólica, o corpo tira o cálcio dos ossos para tornar o sangue mais neutro, que depois é excretado pelos rins.

Seus efeitos colaterais mais comuns são o efeito rebote, causado pelo aumento da secreção de gastrina que faz com que mais ácido seja secretado pelas células do estômago, a alcalose sistêmica e o aumento da pressão arterial, pelo excesso de sódio.

Quando consumido em excesso, o bicarbonato de sódio pode causar efeitos colaterais como enjoo, náusea e até vômito.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  • Hidratação é fundamental.
  • Chá de salsa.
  • Uvas.
  • Suco de limão, laranja e melão.
  • Algas marinhas.
  • Alimentos ricos em cálcio.
  • Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  • Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Os remédios para dor nos rins que geralmente são indicados pelo nefrologista são analgésicos, anti-inflamatórios ou antiespasmódicos, como paracetamol, ibuprofeno ou escopolamina, pois permitem reduzir a inflamação e/ou a contração das vias urinárias.

Contra-indicações de Bicarbonato de Sodio
O Bicarbonato de Sódio é contraindicado para pacientes com alcaloses metabólicas ou respiratória, pacientes com perda de cloreto causada a por vômito ou drenagem gastrintestinal; pacientes com hipocalcemia; durante a gravidez e em crianças menores de 2 anos.

A mistura do limão e do bicarbonato tem a capacidade de alcalinizar o organismo. O que ajuda, por exemplo, a combater a acidez dos rins quando o corpo não consegue eliminar a quantidade necessária de ácido ou nos casos em que o próprio corpo não produz acidez suficiente.

Medeiros também alertou que ingerir a mistura em excesso pode causar prejuízos à saúde. O sódio presente no bicarbonato pode ser prejudicial para pessoas que apresentam problemas cardiovasculares, além de poder aumentar a pressão arterial em indivíduos saudáveis.

Tomar suco de limão com bicarbonato pode fazer parte de uma dieta alcalina, assim como beber água alcalina. No entanto, essa mistura não é indicada para todas as pessoas e deve ser consumida com cuidado. Como já observamos, limão e bicarbonato tem ação alcalina no organismo.

Para tratar e curar infecções do trato urinário rapidamente, adicione uma colher (chá) de bicarbonato de sódio em um copo de água filtrada e beba uma vez por dia com o estômago vazio. Você pode, também, misturar meia colher (chá) de bicarbonato em um copo de água e beber duas vezes por dia com o estômago vazio.

O sódio presente no bicarbonato pode ser prejudicial para pessoas que apresentam problemas cardiovasculares, além de aumentar a pressão arterial em indivíduos saudáveis.

O bicarbonato de sódio atua promovendo a diminuição da alcalinidade ou da acidez e, por isso, é uma substância que pode ser utilizada para diversos fins no dia a dia. Porém, quando usado de forma errada, pode causar prejuízo à pele, como irritação ou vermelhidão.

Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência. As doenças renais só podem ser diagnosticadas com precisão real com exames de sangue e urina.

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

Uma forma de baixar a ureia alta naturalmente é diminuir o consumo de alimentos ricos em proteínas e aumentar a ingestão de água. Níveis elevados de ureia no sangue muitas vezes estão relacionados com uma dieta rica em proteínas e desidratação.