O que o besouro de Fogo faz?

Perguntado por: dbittencourt . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Ele é uma espécie de besouro click, pois é capaz de fazer fortes estalos dobrando os segmentos do seu corpo, o que o atira a distâncias significativas como outros membros da família Elateridae.

Besouro Venenoso. Nome Científico: Lytta vesicatoria
Lá dentro sofrem uma transformação, soltam a pele e viram larvas mínimas que passam a se alimentar dos filhotes da abelha. Além de exalar um cheiro muito forte, para que os predadores não se aproximem deles soltam um veneno que queima a pele formando bolhas.

Apesar de menos frequente quando comparados com os outros insetos, os besouros também podem eliminar substâncias, quando tocados ou esmagados, que desencadeiam reações alérgicas. Entre as reações, destacam-se a irritação da pele, vermelhidão, ardor, coceira e o aparecimento de bolhas no local.

Besouro libera toxina que em contato com a pele pode ocasionar lesões.

Fêmeas de besouro são atraídas por feromônios sexuais e cheiro de cadáver.

Na Bíblia, os gafanhotos, a oitava das dez pragas, devastam árvores e campos no Egito. Nos registros do historiador romano Plínio, o Velho (23-79), 800 mil pessoas morreram de fome por causa de nuvens do inseto na região que hoje engloba Líbia, Argélia e Tunísia.

Os vagalumes são insetos popularmente conhecidos por emitirem luz própria, ou por possuir brilho florescente próprio. Estes animais pertencem às famílias Elateridae, Phengodidae e Lampyridae.

Besouro-rinoceronte
Você sabia que o besouro-rinoceronte é um dos exemplos de animal mais forte do mundo? Assim como o escaravelho, ele consegue carregar qualquer objeto que seja 850 vezes maior do que seu peso corporal, que é de 100 gramas. É como se nós, humanos, conseguíssemos levantar 60 mil quilos.

Se acha que as baratas são o inseto mais resistente do mundo é porque ainda não conhece o besouro-de-ferro-diabólico (Phloeodes diabolicus), capaz de sobreviver incólume mesmo depois de ser pisado por um sapato ou de um carro lhe passar por cima.

Acenda as velas de citronela ou o incenso
Para afastar os insetos, acenda algumas velas de citronela ou incenso para perfumar o ambiente. O aroma de alguns produtos como hortelã, eucalipto, pimenta, alecrim e lavanda pode ser responsável por afugentar os insetos.

O mecanismo que permite o voo dos besouros é o conjunto dos dois pares de asas que eles têm e a musculatura vigorosa. O primeiro par de asas (os élitros) desses insetos da ordem Coleoptera fica em posição superior e é bastante endurecido.

Com apenas 2 centímetros de comprimento e antenas longas, o Onychocerus albitarsis tem um corpo peludo em tons de marrom, preto e branco. Ao invés de possuir um ferrão na cauda, o besouro-escorpião o tem nas pontas das antenas. A picada é bastante dolorosa.

Onychocerus albitarsis, conhecido como besouro-escorpião, é o único considerado venenoso e capaz de picar pelos ferrões que compõem as antenas.

Por mais curioso que seja, os mosquitos são os insetos mais perigosos do Brasil. Mesmo com uma picada 'simples', que não causa quase dor ou desconforto, esses insetos são mortais pelas doenças que transmitem. Os mosquitos mais conhecidos são o Aedes aegypti, Anopheles spp. e o Lutzomyia longipalpis.

Segundo os pesquisadores, a supertenacidade do besouro se deve aos seus dois élitros, asas anteriores endurecidas que se assemelham a uma armadura e se encontram em uma linha, chamada de sutura, que se estende por todo seu abdômen.

carabídeos

Os carabídeos (as carochas) também têm relevante importância médica e veterinária. Pois ao se sentirem ameaçados ou perturbados liberam um coquetel de substâncias cáusticas, as quais queimam a pele, e produzem odor bastante desagradável.

De acordo com muitas pesquisas, a hipótese mais conclusiva a que muitos especialistas chegaram é que os insetos noturnos em geral são atraídos pelas lâmpadas, pois confundem esse brilho com o da Lua. A realidade é que eles usam a luz para se localizar, método de orientação também chamado de orientação transversal.

Comum nos meses mais quentes do ano em alguns estados do Nordeste brasileiro, o potó (Paederus irritans) é um inseto bem pequeno, de cauda vermelha e preta, que assusta a população por causar queimaduras de ate segundo grau na pele.

Atraídos pela luz, eles entram em casas e apartamentos, incomodando moradores. Instalar telas e apagar as luzes no início da noite ajudam a mantê-los do lado de fora. Eles são pequenos e inofensivos, mas incomodam muito.