O que o beijo causa no bebê?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Bactérias, vírus e várias doenças podem ser facilmente transmitidas ao bebê através do beijo, pois as partículas da saliva são transferidas durante o ato para a pele dos pequenos, que nesta faixa etária costumam levar com muita frequência pés e mãos na boca, facilitando a contaminação.

Além disso, para aliviar os sintomas, o pediatra pode indicar o uso de hidratantes específicos para a pele do bebê, além de pomadas calmantes e com anti-histamínicos.

Não! O problema de beijar o bebé recém-nascido é que estes não possuem ainda um sistema imunitário amadurecido que possa combater o vírus, o que os torna muito vulneráveis a infeções graves durante os primeiros meses de vida. O primeiro mês de vida é o mais crítico.

“Do nascimento até os dois anos de idade é preciso ter muita higiene no contato com o bebê. O ideal é evitar beijar no rosto ou beijar bem delicadamente.

Sendo assim, é preciso evitar o contato da pele do bebê com a saliva e batom (através dos beijinhos), alguns tipos de tecidos (dê preferência aos 100% algodão), de perfumes, óleos, hidratantes, produtos de limpeza com fragrâncias mais fortes e até mesmo os acessórios – brincos e colares – eles podem ferir a pele do ...

O bebê recém-nascido ainda não desenvolveu toda a sua imunidade! Por isso, a exposição ao beijo pode fazer com que ele tenha contato com microrganismos e desenvolva alergias e doenças.

Dos 2 a 3 meses de vida, o bebê começa emitir seus primeiros sons (angu, guu, bá), tentando imitar e comunicar-se verbalmente. Estes sons emitidos são ouvidos pelo próprio bebê e assim começa o desenvolvimento da fala. Ele tenta imitar os sons que capta ao seu redor, nas brincadeiras com os papais.

O efeito vulcânico ocorre em função do acúmulo de pressão homeostática, cuja raiz está na falta de sonecas - ou sonecas curtas demais - ao longo do dia. Trata-se de algo contraditório; isso porque, apesar do grande cansaço, o bebê aos poucos fica ao mesmo tempo exausto e incapaz de dormir.

Muitos não sabem, mas os pequenos passam 90% do seu tempo lambendo a própria mão. Ao fazer isso, é possível passar alguma coisa para o bebê. No comecinho da vida, o sistema imune do pequeno ainda está sendo desenvolvido, e um simples vírus de herpes pode causar complicações sérias.

Se você é mãe, com certeza vai lembrar de como amava cheirar seu filho quando esse era bebê. E não tem nada de estranho nesse hábito que toda mãe desenvolve assim que tem seus filhos em seus braços.

Ao nascer, os bebês começam a conhecer o mundo através da boca, com a amamentação. É pelos seios da mãe que eles se sentem acolhidos e protegidos, então o instinto de levar os dedinhos e outros objetos à boca é natural e faz parte do processo de crescimento.

Não deixe ninguém beijar seu bebê”, alerta mãe
E não é só o selinho que pode levar à transmissão de vírus: há a possibilidade de contaminação mesmo ao beijar apenas as bochechas do pequeno ou as mãozinhas, que costumam ser levadas à boca.

Quando chegam ao segundo mês de vida, os bebês começam a visualizar as cores e a primeira delas é o vermelho, mas ainda permanecem com a visão bem opaca. Somente a partir do terceiro mês é que os vultos começam a ganhar traços um pouco mais definidos.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças de menos de 2 anos não usem tela, e a Academia Americana de Pediatria tem recomendação semelhante para bebês de menos de 1 ano e meio.

O sapinho, cientificamente chamado de candidíase ou monilíase oral, corresponde a uma infecção na boca causada pelo fungo Candida albicans, que é mais comum em bebês com menos de seis meses devido à baixa imunidade.

Aos 4 meses, finalmente acontece!
Ele consegue reconhecer as pessoas mais próximas e estabelecer diferentes relações com elas. A esta altura, o bebê também já sabe diferenciar conhecidos de desconhecidos. – A partir do 5º mês, a percepção de profundidade e visão em 3D começam a se desenvolver.

Por isso, com apenas 3 dias, o bebê reconhece a voz da mãe e, em 20, emite sons em resposta ou vira a cabeça em direção ao barulho. Com 1 mês, ele registra a sequência de palavras e, com 8 semanas, será capaz de demonstrar preferência pelo idioma materno.

Cheiros que acalmam os bebês
lavanda. laranja-doce. camomila. alfazema.