O que o bebê sente quando a mãe tosse?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

1A tosse é um sintoma incômodo para qualquer ser humano, ainda mais na tosse na gravidez que a sensibilidade esta a flor da pele. 2A tosse vem seguida de uma gripe ou resfriado forte e não causa nenhum mal ao bebê, pois o bebê esta bem protegido dentro do útero.

Fique tranquila! Pode parecer assustador, mas uma gripe na gravidez não é motivo para um alarde e, muitas vezes, não progride para um quadro clínico sério ou requer grandes cuidados médicos. Ter alguns cuidados, se alimentar corretamente e ficar atenta a alguns sintomas vai fazer com que tudo transcorra tranquilamente.

Basta um atchim mais forte e algumas gestantes já se assustam com a possibilidade da bolsa estourar ou machucar o filho. Puro mito.

O chá de ribwort com mel também alivia a tosse. Pastilhas com musgo da Islândia ou ácido hialurônico também aliviam a vontade de tossir. A acetilcisteína também pode ser usada para soltar o muco teimoso. A tosse seca forte e duradoura pode ser combatida com antitussígenos.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Em ambos os casos, a rinite alérgica tende a piorar no último trimestre de gravidez em função das alterações hormonais, sendo esse o momento em que a gestante sofre mais com seus principais sintomas, como irritação no nariz, boca, olhos e garganta, congestão nasal e tosse.

Se você possui dor de garganta na gravidez, existem alguns procedimentos caseiros que podem ajudar a aliviar esses sintomas e fazer com que essa dor cesse. Alguns dos principais são: Gargarejo com água morna, vinagre e sal. Ingestão de mais alimentos com vitamina C.

Assim como a felicidade, quando a mãe está nervosa, estressada ou com raiva, o corpo libera cortisol e adrenalina, que também chegam até o útero. O bebê não consegue entender o que está acontecendo, contudo, o batimento dos corações se acelera.

Gripe: os sinais surgem de maneira rápida e em poucas horas o mal-estar torna-se visível, com dor de cabeça e muscular, cansaço, febre acima de 38º, que pode durar até uma semana, dor de garganta, tosse com secreção e um quadro de inapetência. Ela pode perdurar durante 7 dias ou mais, dependerá de cada caso.

Não tem problema nenhum ingerir mel enquanto estiver grávida, a menos se tiver alguma patologia gastrointestinal. Mas atenção, pois não deve oferecer mel ao seu filho enquanto tiver menos de 1 ano, nem para adoçar o leite.

Por isso, não há nenhuma necessidade de se preocupar com um possível “trauma” para a criança antes de nascer. “Ele não tem percepção do que acontece, mas se sente muito bem”, garante Bento. Segundo o obstetra, o ato sexual promove uma vascularização na região pélvica da mulher.

No caso de resfriados leves, a gestante pode tomar um medicamento sintomático - isto é, aquele que atua apenas no alívio da dor e dos sintomas. "O mais utilizado é o paracetamol em dose padrão, de 500mg, de 8 em 8 horas, até três vezes ao dia", explica o obstetra Carlos Moraes.

A mulher grávida que sofre de dores abdominais ao fazer movimentos repentinos, ou até quando espirra, não precisa se preocupar.

Veja dicas para parar de tossir e dormir a noite toda:

  1. Beba algo quente.
  2. Consuma um pouco de mel. ...
  3. Eleve pescoço e cabeça. ...
  4. Remédio para tosse sem prescrição. ...
  5. Use um umidificador.

Bebidas quentes, como chás e caldos, podem diminuir a irritação e ajudar o organismo a tratar a inflamação na garganta, além de diluir a secreção acumulada e contribuir para a limpeza do local. Ingredientes com ação anti-inflamatória, como mel, limão e até o alho podem ser utilizados nesse quesito.

Faça gargarejos com água morna e sal
A temperatura levemente elevada ajuda a diminuir o incômodo da mucosa irritada e o sal tem propriedades anti-inflamatórias, basta tomar cuidado para não ingerir o líquido.

Quais exercícios as grávidas devem evitar?

  • Jump;
  • Corrida de alta performance;
  • Spinning nos últimos meses da gravidez;
  • Treino muito pesado de musculação;
  • Abdominais;
  • Crossfit;
  • Mergulho;
  • Atividades que utilizam bola.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

A indicação de repouso depende das condições de saúde da mãe, do feto e da origem do sangramento. Por precaução, caso não consiga falar com o seu médico, procure um pronto socorro. No terceiro trimestre gestacional, a atenção aos riscos de parto prematuro é um dos cuidados mais importantes.

Quando a tosse for produtiva e a secreção eliminada apresentar manchas de sangue, é sinal que há uma lesão grave, que pode estar ao longo das vias respiratórias ou mesmo nos pulmões.

O consumo de vitamina C, quando feito por meio de suplementos, em doses moderadas, é seguro para mulheres grávidas, mas é indispensável ter orientação médica antes de iniciá-lo. A ingestão excessiva pode causar diarreia, náusea, dor de cabeça, dor abdominal e outros efeitos colaterais.