O que o bebê sente quando a mãe tá gripada?

Perguntado por: sribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A gripe da gestante faz mal para o bebê? Não, inicialmente não. Mas se você estiver muito cansada, por exemplo, este seu mal-estar pode refletir no bebê. Principalmente quando associado à febre acima de 38 graus que você não está conseguindo baixar com banho morno.

1A tosse é um sintoma incômodo para qualquer ser humano, ainda mais na tosse na gravidez que a sensibilidade esta a flor da pele. 2A tosse vem seguida de uma gripe ou resfriado forte e não causa nenhum mal ao bebê, pois o bebê esta bem protegido dentro do útero.

Um espirro forte na gravidez pode prejudicar o meu bebé? Se fica ansiosa com a possibilidade de magoar o seu bebé com um espirro mais forte, não se preocupe! Espirrar não afetará a saúde ou o crescimento do seu bebé.

Qual o risco de gripe na gravidez? Durante a gestação, o corpo da mulher passa por diversas mudanças, que afetam diretamente o funcionamento do coração, dos pulmões e do sistema imunológico. É mais provável que uma mulher grávida desenvolva uma doença de maior severidade do que outra que não esteja.

A boa notícia é que, em casos de gripe em gestantes, o bebê permanece seguro no útero da mãe, já que o vírus não é capaz de atravessar a barreira placentária e, logo, não é transmitido ao feto.

Assim como a felicidade, quando a mãe está nervosa, estressada ou com raiva, o corpo libera cortisol e adrenalina, que também chegam até o útero. O bebê não consegue entender o que está acontecendo, contudo, o batimento dos corações se acelera.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Lavar com soro fisiológico
Encha uma seringa grande (sem agulha), encaixe a ponta em uma das narinas e pressione o êmbolo para que o soro entre no nariz, desobstruindo e removendo as secreções. Você também pode usar um lavador nasal, encontrado em farmácias. Faça o mesmo com a outra narina.

Medicamentos permitidos na gravidez

  • Paracetamol (recomendado para dores de cabeça e gripes)
  • Cefalexina (antibiótico para infecções)
  • Ácido fólico ou Metilfolato.
  • Vitamina D3.
  • Buscopan simples (para dores abdominais em geral)
  • Metildopa (para gestantes hipertensas)

O orgasmo é a contração intensa da musculatura vaginal, e com ela, uma liberação extrema de hormônios já citados, a ocitocina e adrenalina. O bebê se sente mais apertado, como se estivesse recebendo um abraço muito forte por conta da contração uterina, mas é, ainda sim, perfeitamente confortável e segura.

A dor abdominal pode acontecer quando a gestante realiza algum movimento brusco ou quando espirra, por exemplo. Essa dor será pontual e no caso não há razão para preocupar-se. No entanto qualquer dor na gravidez que seja constante deve ser comunicada ao obstetra imediatamente.

É melhor a gestante dormir sobre o lado esquerdo do corpo
Verdade. Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.

Por volta da 25ª ou 26ª semana, foi demonstrado que bebês no útero respondem a vozes e ruídos. As gravações feitas no útero revelam que os ruídos de fora do útero diminuem cerca de metade. Isso porque não há ar livre no útero. Seu bebê é cercado por líquido amniótico e envolvido nas camadas de seu corpo.

Ela pode perdurar durante 7 dias ou mais, dependerá de cada caso. A especialista alerta que quando a paciente tem uma piora no quadro, podem surgir complicações como a sinusite, otite e até a pneumonia, que são mais preocupantes e demandam tratamentos específicos.