O que o bebê sente quando a mãe sai para trabalhar?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Se o bebê tiver entre seis meses e dois anos quando a mãe retornar ao trabalho, poderá apresentar “ansiedade da separação”. Os bebês menores geralmente não demonstram tanto incômodo, principalmente se os pais cuidarem para que a sua rotina não mude muito. Mas os mais crescidinhos podem, sim, dar um pouco de trabalho.

Ter uma rotina
Estabeleça uma rotina de afeto antes de voltar a trabalhar. Acorde mais cedo, acaricie, sorria e fale com a criança, durante esse tempo. Comece a adaptar o bebé aos novos horários de amamentação, sono e banhos, entre outras alterações que deverá impor.

Os movimentos feitos pela mãe como sentar, levantar, deitar e entre outros, são sentidos pelo bebê a partir da 17ª semana, pois o sistema de equilíbrio do feto já está formado. A partir da 20ª semana, os bebês também conseguem sentir o toque. É muito importante estimular o bebê nesta fase fazendo carinho na barriga.

O bebé sente os batimentos cardíacos da mãe, é uma forma de conforto, por isso, costumam acalmar quando estão encostados a nós. O líquido amniótico é quase todo constituído por urina do bebé. Ainda dentro do corpo da mãe o bebé pode bocejar, ter soluços, franzir a testa e chuchar no dedo.

Dicas para trabalhar em casa com filhos pequenos

  1. Trabalhe enquanto as crianças dormem. ...
  2. Compartilhe a carga. ...
  3. Organize seu dia ou semana da melhor maneira possível. ...
  4. Defina seu espaço de trabalho. ...
  5. Planeje o dia deles. ...
  6. Lembre-se que crianças são crianças.

Os estudos mostram que, em média, os bebês podem reconhecer a voz do pai com cerca de 8 meses de idade.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

Na dúvida, para confirmar que o bebê está se mexendo normalmente, você precisa relaxar e ficar pelo menos uns 30 minutos em repouso, com a barriga para cima e atenta. Há outros fatores que podem fazer com que os movimentos do bebê fiquem menos perceptíveis, sem que isso necessariamente indique algum problema.

Para as sonecas diurnas, uma possibilidade é deitar-se com o bebê na sua cama até ele dormir. Depois do bebê cair no sono você pode deixá-lo dormir na cama, levá-lo para o berço ou dormir com ele, ou até mesmo fazê-lo dormir no carrinho, caso esteja dando um passeio e ele adormeça.

O artigo 396 da CLT prevê que após o retorno da licença maternidade, que atualmente é de 120 dias, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais de meia hora cada um com a finalidade de amamentar o bebê, inclusive se advindo de adoção.

De acordo com ela, não existe nenhuma lei que determine que o empregador deve aceitar os filhos dos colaboradores no local.

O bebê dentro da barriga dorme em grande parte do seu dia, chegando até 12 horas de sono e durante essas longas sonecas ele tem sonhos. Mas sonhos, como assim? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe1.

O motivo mais comum
Ou seja, a rejeição masculina tem mais a ver com ansiedade e a insegurança de ser um bom pai e bom provedor. É uma autocobrança excessiva diante da responsabilidade de estar construindo uma nova família. Em todos os casos, é raro que a rejeição do marido seja resultado do fim do amor pela mulher.

A música ajuda a acalmar seu pequenino, e ouvir um ritmo calmo e gostoso pode ajudar a relaxá-lo também. Seu bebê sente quando você está estressada, triste ou ansiosa, e cantar para ele ou colocar fones de ouvido na barriga podem ajudar também.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.