O que o bebê sente quando a mãe está gripada?

Perguntado por: hchaves4 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

A boa notícia é que, em casos de gripe em gestantes, o bebê permanece seguro no útero da mãe, já que o vírus não é capaz de atravessar a barreira placentária e, logo, não é transmitido ao feto.

O espirro causa um aumento de pressão no abdome, que comprime o útero e causa um desconforto no local. Esse impacto não afeta o bebê que está protegido pelo líquido amniótico.

Espirrar na gravidez faz mal? Não. As grávidas podem espirrar sem que isso seja um problema. Os espirros frequentes durante a gravidez fazem parte de uma condição conhecida como rinite da gravidez.

Uma das melhores infusões durante a gestação é o chá de tomilho. Por sua capacidade para aliviar a congestão nasal, este chá é muito indicado para mulheres com gripe ou sinusite que não podem tomar medicação.

Os remédios caseiros para combater a tosse com catarro na gravidez devem conter apenas substâncias consideradas seguras para a gestação, como o mel, o gengibre, o limão ou a beterraba, por exemplo, pois acalmam a garganta e ajudam a deixar o catarro mais líquido, facilitando sua eliminação e aliviando a tosse.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Vick Vaporub® é um medicamento de uso externo e para inalação, de ação local, não havendo, portanto, interações medicamentosas relatadas.

Por que ela acontece? Ela surge porque o bebê começa a se dar conta de que a mãe é uma outra pessoa separada dele, apesar de depender inteiramente dela, e com isso cria um temor de que ela desapareça ou o abandone. Por isso, o bebê chora quando a mãe sai de seu campo de visão.

Muitas mães se preocupam também se o bebê também sofre com os sintomas da falta de ar. No entanto, você pode se tranquilizar quanto a isso. Como a respiração do bebê é realizada por meio da corrente sanguínea pelo cordão umbilical, no geral, o bebê não sofre com a falta de ar da mãe durante a gestação.

Os pulmões estão totalmente formados e, mesmo dentro da sua barriga, o bebé já vai treinando a respiração, inspirando o líquido amniótico, enquanto o oxigénio lhe chega através do cordão umbilical. Basicamente, este movimento respiratório já o está a preparar para a vida fora do útero.

A agitação noturna parece ser mesmo real. "Uma série de estudos com ultrassonografia e estudos com animais mostraram que o feto tem um padrão circadiano que envolve movimentos aumentados à noite, e isso provavelmente reflete o desenvolvimento normal", afirma o pesquisador.

A idade materna avançada; descolamento em gestações anteriores; inflamação das membranas que envolvem o bebê devido a uma infecção bacteriana; gestações de gêmeos; diabetes melito; tabagismo; alcoolismo e uso de drogas também podem ser fatores de risco.

A dor da apendicite geralmente se localiza do lado direito e na parte baixa do abdômen. É uma dor forte, pontual, bem localizada e contínua. Em alguns casos, essa dor pode começar na região do umbigo ou na parte baixa da coluna. Mover as pernas ou o abdômen para tossir e espirrar, por exemplo, costuma agravar a dor.

Não, a tosse na gravidez não prejudica o bebé, porque não é um sintoma perigoso. No entanto, é importante sublinhar que algumas causas da tosse podem fazer mal ao bebé, como a asma, bronquite ou pneumonia, tal como a toma de chás ou remédios tomados sem conhecimento médico.

Muitas pessoas não apresentam nenhum sintoma. Algumas pessoas têm problemas digestivos, como enjoo ou diarreia. Gestantes com COVID-19 podem ter qualquer um dos sintomas acima ou nenhum sintoma. Para a maioria das pessoas, os sintomas melhoram dentro de alguns dias a semanas.

É comum que ela se manifeste várias vezes durante a gravidez, devido à dinâmica do sistema imunológico nesse momento. É importante ressaltar que gripe e resfriado são doenças diferentes. O resfriado pode ser provocado por diferentes vírus, mas gera sintomas mais brandos e tende a não ter complicações sérias.

A vitamina C em suas diferentes formas também é uma boa aliada. Ela não age sobre a gripe, mas melhora a imunidade da gestante. Você pode tomar um comprimido por dia em qualquer período da gravidez.

Os medicamentos normalmente recomendados a gestantes são o paracetamol e o buscopan em caso de dores e febre. No caso da tosse na gravidez, é recomendada a inalação com soro fisiológico somente e um chá de mel com limão para acalmar a irritação.

Xarope de gengibre, mel e limão
Com propriedades anti-inflamatórias e expetorantes, o gengibre facilita a eliminação do muco. O limão, rico em vitamina C, ajuda a reforçar as defesas do organismo e promove o combate a infecções.