O que o bebê pensa na barriga?

Perguntado por: hcunha . Última atualização: 26 de janeiro de 2023
3.9 / 5 11 votos

É capaz de sentir o gosto e o cheiro do líquido amniótico. Os primeiros estímulos visuais que seu cérebro recebe o permitem distinguir o claro do escuro — se você colocar uma fonte de luz na sua barriga, como uma lanterna, seu bebê será capaz de perceber a diferença de luminosidade.

Outra dúvida muito frequente nos casais que estão esperando um bebê é se os toques e carinhos feitos na barriga são sentidos pelo feto. Segundo Jurandir, a medida que vai crescendo, o feto fica mais próximo da superfície abdominal materna e pode sim sentir os toques, tanto maternos quanto paternos.

E conforme o crescimento e desenvolvimento do feto no útero materno, a mãe envia sinais químicos através da placenta, permitindo que o bebê sinta o estado emocional e psicológico da mãe. Essa conexão forte entre os dois acaba por compartilharem, o tempo todo, suas emoções: positivas e negativas.

Com o aumento da frequência cardíaca da mãe, são liberados hormônios, o que aumentam o ritmo cardíaco do bebê, ou seja, ele é afetado de forma física e não emocional (até aonde a ciência compreende). Chorar é uma ação normal. O que pode ser preocupante é quando se torna algo muito recorrente.

Isso porque o ser humano percebe os sabores combinando gosto e cheiro. Nos fetos, os cientistas acreditam que isso pode acontecer por meio da inalação e ingestão do líquido amniótico no útero, fluido que envolve o bebê durante a gestação e que sofre influência pela alimentação da mãe.

“O bebê sente a presença do pai através destes momentos do dia a dia: do toque de sua mão na barriga da mãe; do amor que é passado neste momento; da voz pronunciada bem próximo do ventre e acima de tudo da presença emocional do pai, através dos sentimentos positivos que a mãe transmite ao bebê provindos do contato com ...

Por volta da 20ª semana, ou 5º mês, é quando o bebê começa a ouvir. Apesar disso, ele só é capaz de processar sons de baixa frequência, e essa função vai se aperfeiçoando conforme a gestação avança.

Pode, mas como a posição de barriga para cima, até pouco mais do 4º mês de gestação sem problemas. À partir daí, o bebê está muito grande e pode começar a ficar desconfortável. Não porque a mãe está amassando o bebê, lembre-se que ele está bem protegido em uma bolsa de liquido amniótico que evita qualquer impacto.

Se ele sorri a qualquer interação, é outro indício de que está contente. A criança que tem um sono tranqüilo e uma alimentação adequada expressa maior contentamento. Quando os pais mostram um alimento e o bebê abre a boca ou se movimenta para pegar, é um sinal de que reconhece o estímulo.

Estudos apontam que o paladar do bebê começa a se desenvolver ainda dentro do útero da mãe, em torno da 14ª semana de gestação. Bem cedo não é mesmo? Por isso a importância de uma alimentação equilibrada desde o início da gravidez. Mas caso você não tenha iniciado a gestação se alimentando bem, sempre é tempo de mudar.

O espirro causa um aumento de pressão no abdome, que comprime o útero e causa um desconforto no local. Esse impacto não afeta o bebê que está protegido pelo líquido amniótico.

O estresse de uma mulher durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento do cérebro do bebê ainda não nascido, de acordo com estudos baseados em exames cerebrais em fetos, publicados nesta segunda-feira (7) na revista de medicina JAMA Open Network.

Não existem riscos relacionados às atividades em si, mas sim ao que um trauma decorrente de uma queda poderia trazer de complicações à gestação”. Antes de andar, portanto, a gestante deve estar ciente dos riscos que corre. Existem alguns problemas que uma queda pode gerar tanto para a mulher quanto para o bebê.

"Nesse caso, eventualmente, a descarga de adrenalina pode levar ao descolamento de placenta, parto prematuro e elevação da pressão", complementa. Já em relação a períodos de grande estresse durante a gravidez, o especialista afirma que é preciso de atenção.

Quais são as principais posições do bebê na barriga? Dependendo do tempo de gestação ou do período do dia, as posições podem variar bastante, mas podemos dizer que as principais posições do bebê na barriga são a cefálica (de cabeça para baixo), pélvica (o bebê fica sentado) e córmica (na transversal).