O que o bebê faz antes de andar?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 3 votos

Nessa etapa, o bebê fica em pé, olha ao redor e se senta antes de tentar andar. Em alguns casos, pode até ensaiar tirar o pé do chão para dar os primeiros passinhos, mas logo cai ou se senta.

Cerca de 75% dos bebês por volta dos 13 meses experimentam andar sem qualquer ajuda. Alguns bebês tentam seus primeiros passos para os lados já aos 14 meses. Nessa época, muitas crianças também começam a passar da posição sentada para a de pé sem cair.

Muitas vezes, podem ter relação com a falta de estímulo à criança, ou com doenças físicas ou neurológicas. No caso de bebês prematuros, é importante lembrar que eles irão seguir sua idade corrigida no tocante a marcos importantes.

Ainda que não exista uma idade “normal” para certas conquistas, calcula-se que o bebê tentará a se pôr de pé por volta dos 8 meses. Qualquer móvel da casa, as barras do berço, ou inclusive os seus braços ao segurá-lo, serão um meio ideal para que o seu pequeno o utilize como ponto de apoio para ficar de pé.

12 meses de idade

Apesar de algumas crianças já ensaiarem as primeiras palavras (como papá “papai” e mamá “mamãe”) antes mesmo dos 12 meses de idade, é super normal que a fala destas palavras ocorra entre os 12 e os 18 meses.

Aprender brincando
Por meio das brincadeiras os bebês aprendem a falar e constroem habilidades socioemocionais. Nessa fase, as brincadeiras mais adequadas para estimular o bebê a falar são brincadeiras de completar a palavra, imitar vozes diferentes, jogos de encaixe, entre outros.

Para estimular e reforçar a habilidade de se levantar, coloque alguns dos brinquedos favoritos do seu filho em uma cadeira ou em uma superfície alta que ele consiga alcançar. Posicione-o ao lado dessa superfície para que ele possa usá-la como apoio, ficar de e pegar os brinquedos.

E a partir dos 6 meses, se não tiver deficiência auditiva, o pequeno ou pequena passa a ter a curiosidade e a capacidade de acompanhar sons. Já aos 12 meses, alguns dos bebês conseguem dizer uma ou duas palavrinhas e já se familiarizam com alguns nomes e objetos comuns.

Ajude com suas mãos
Uma brincadeira que os pequenos adoram e que ajuda a estimular quando o bebê tem medo de andar é segurar as mãozinhas dele para que ele caminhe. Quando ele desenvolver a habilidade de caminhar dessa forma, ajude segurando apenas uma mãozinha.

Em geral, espera-se que até os 18 meses a criança caminhe sozinha, sem apoio”, explica Walkíria. Portanto, caso a criança tenha 18 meses ou mais, e não esteja caminhando, é preciso procurar um especialista em neurologia infantil para uma avaliação.

Normalmente, a criança começa a andar na ponta dos pés quando está aprendendo a caminhar. A condição pode persistir após os dois anos de idade. Além disso, a marcha em pontas ocorre em crianças com desenvolvimento psicomotor normal.

Com 6 meses, estará balbuciando, aos 9 meses formula palavras bilabiais como “dada” e a partir de 1 ano pode estar falando palavras como mamãe, vovô. Algumas crianças começam a falar próximo dos 2 anos e se isso não acontecer precisará ser avaliado pelo pediatra e pela fonoaudióloga.

Dos 2 a 3 meses de vida, o bebê começa emitir seus primeiros sons (angu, guu, bá), tentando imitar e comunicar-se verbalmente. Estes sons emitidos são ouvidos pelo próprio bebê e assim começa o desenvolvimento da fala.

Crianças que não desenvolvem a fala até os três anos de idade não necessariamente têm grandes problemas. Mas caso a situação persista a partir desta idade é necessário observar a questão de forma mais atenta. O primeiro ponto para os pais é não comparar o desenvolvimento dos seus filhos com o de outras crianças.