O que o barroco defende?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 30 de abril de 2023
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As obras barrocas mostram uma constante e angustiante luta entre forças opostas: o bem e o mal, Deus e o Diabo, luz e trevas, etc. Recorrência de temáticas religiosas. Contraste entre luz e sombra, conferindo intensidade dramática e profundidade na arquitetura e, em especial, na pintura (chiaroscuro).

Para provocar o apreciador da obra barroca, o artista usava de um sensualismo exacerbado e da idealização amorosa que abusava da verossimilhança das cenas retratadas do cotidiano, dos temas religiosos e das cenas mitológicas.

Assim, o homem barroco tende a racionalizar a fé, a se valer de argumentos racionais na busca da salvação, manipulando, por meio dos recursos da lógica, os dogmas religiosos e as metáforas bíblicas na busca do perdão divino.

O Barroco como conceito define a sua ideologia como a arte de chamar a atenção, tanto na pintura como na literatura. Dessa forma, três elementos consideram-se fundamentais na sua estética: a ideia de efeito, o apelo emocional e o virtuosismo.

CARACTERÍSTICAS DA ARTE BARROCA

  • A religiosidade e a fé: Em todas as manifestações barrocas você vai identificar a religião como base da obra.
  • O realismo: ...
  • A grandeza: ...
  • A sensualidade. ...
  • Emoção e encenação. ...
  • Valorização das luzes e sombras.

Enquanto o Renascimento buscava a perfeição — tanto humanista quanto da natureza — por meio de austeridade, harmonia, equilíbrio e formalidade, o Barroco tinha como principal objetivo atingir as emoções daqueles que viam as obras, independentemente do que seria necessário para conseguir isso.

Contrastes, dualidades e excessos; Temas religiosos e profanos; Estilo exuberante e decorativo; Figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole, metáfora, prosopopeia.

O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia.

Focando, principalmente, na arte sacra, as obras tinham como foco o culto ao sagrado. Toda produção começa a ser controlada pela igreja católica. A arte barroca começa então a se expandir para os países da Europa e do continente americano, onde a igreja já tinha poder.

Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.

Cultismo e conceptismo foram estilos literários do Barroco, Movimento da Literatura Brasileira que se iniciou nos anos 1600.

Histórico. O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

O movimento surgiu como oposição aos ideais de harmonia e simplicidade apresentados pelo Renascimento. Assim, o barroco buscava conter a Reforma Protestante ao mesmo tempo em que resgatava as ideias teocêntricas. O movimento criou, então, uma estética extravagante, requintada e cheia de representações do Divino.

A sociedade mantém-se uma de ordens tripartida – o Clero, a Nobreza como as classes privilegiadas e o Terceiro Estado, e o Povo, massas trabalhadores que sustentavam a elite, a burguesia artesã, mercantil ou proprietária. A desigualdade e estagnação sociais eram crônicas,a economia estava em crise.

A Linguagem do Barroco é provocadora e rebelde. Ela retrata a inquietação, a inconformidade do homem e o seu conflito do corpo e da alma, da razão e da fé (dualismo e contradição). Isso tudo em virtude do contexto histórico em que se insere, especialmente ao Renascimento e à Contrarreforma.

Antônio Francisco Lisboa

Antônio Francisco Lisboa (1730-18140), mais conhecido como Aleijadinho, é o principal artista do barroco brasileiro. Nasceu em Ouro Preto – MG e foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil Colonial.