O que o banco faz quando contestamos uma compra?

Perguntado por: dteixeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Uma vez que o pagamento foi contestado, a administradora de cartão de crédito vai debitar o valor da conta do vendedor, sem muito espaço para debate. Por isso, a melhor forma de reaver o dinheiro é tentar entrar em contato com o cliente para entender o que aconteceu.

O que significa contestar uma compra no cartão de crédito? A contestação é quando o usuário notifica o emissor do cartão de crédito (um banco ou instituição financeira) sobre uma compra que não foi respeitada. Logo, um produto que não foi entregue ou serviço que não foi prestado como o combinado.

Se o seu estabelecimento comercial recebeu uma contestação de venda, recomendamos que entre em contato com o comprador para entender melhor sobre o ocorrido e, se for o caso, peça que reconsidere o pedido de chargeback diretamente junto ao emissor.

Para que não possa ser cobrado, o consumidor deve notificar a administradora do cartão pelo menos 10 dias antes do vencimento da fatura. Feito isso, a valor contestado não pode constar na fatura seguinte e fica garantido ao consumidor o direito de pagar a fatura descontado o valor questionado.

O processo de contestação se divide em 3 (três) etapas e pode durar até 100 (cem) dias para ser finalizado.

É crime contestar uma compra? Consumidor não pode ser cobrado por compras contestadas em cartão que ainda não tiveram solução.

Para a situação de desacordo comercial, você tem o prazo de 90 (noventa) dias para realizar a contestação, a partir de 30 (trinta) dias da data de resolução indicada pelo estabelecimento.

Sim, é totalmente possível! Caso sua empresa atinja um elevado índice de contestações de compras, pode ser descredenciada da sua adquirente. Exceto se a sua operadora entender que aquela situação pode ser revertida.

Não há como descobrir quem usou seu cartão de crédito na internet. Porém, no caso de uma compra indevida, você pode entrar em contato com a administradora do cartão e saberá de onde foi realizada a compra e o valor. Essas informações também podem constar na fatura.

A recomposição da sua conta será realizada no prazo de até 2 (dois) dias úteis. Lembramos que os critérios técnicos de análise das transações financeiras eletrônicas são restritos às áreas de Segurança da CAIXA e à Polícia Federal por envolver sigilo e para resguardar o Sistema Bancário.

O processo é bem simples: comprou e se arrependeu? Entre em contato com a empresa e eles ficarão encarregados de realizar a logística de recolher o produto e estornar o valor para você. Caso a fatura apresente algum erro, entre em contato com a loja e peça uma nova fatura da compra.

Outra dúvida comum dos usuários é: “meu cartão foi clonado: quem paga?”. Não, você não tem que pagar pelas compras. O processo varia de acordo com cada instituição, mas, geralmente, depois de iniciado, o banco deve estornar as compras indevidas do cartão clonado e emitir uma nova fatura.

14.181/2021, conhecida como Lei do Superendividamento, entrou em vigor em julho e oferece uma solução para consumidores que não conseguem mais pagar as parcelas dos seus empréstimos e crediários em geral.

De quem é a responsabilidade de estornar o valor? É o estabelecimento comercial que precisa iniciar o processo do estorno junto à operadora. Aliás, a operadora do cartão é responsável apenas por intermediar as operações financeiras. Por esse motivo, o primeiro contato deve ser com a loja.

Em resumo, a responsabilidade pela fraude no cartão de crédito é das instituições financeiras, desde que não haja negligência ou má-fé do titular do cartão.

60 dias

Normalmente leva em torno de 60 dias, a contar da data de abertura da ocorrência ou da validação dos documentos pelo banco, para os casos de desacordo comercial.

Resultado da Contestação
Então, basta acessar o endereço consultaauxilio.dataprev.gov.br.

Para fazer o cancelamento é preciso fazer a solicitação ao estabelecimento comercial onde a compra foi efetuada e explicar os motivos. Se a compra tiver sido parcelada, serão estornados os valores referentes às parcelas.

Prazos e Procedimentos para Contestação
Para que seja possível contestar compras no cartão de crédito, é necessário que a solicitação seja feita até 90 dias após a realização da compra. Após esse período não é possível fazer a contestação.