O que o avanço tecnológico causa no Brasil?

Perguntado por: dlessa5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Uma coisa é certa: o avanço da tecnologia facilita o nosso dia a dia, trazendo soluções mais eficientes para boa parte do que fazemos, visando melhorar a nossa qualidade de vida. Isso inclui a preocupação com o meio ambiente, fazendo surgir tecnologias sustentáveis.

A facilidade de uso e processamento muito rápido acabam por prejudicar a produtividade e inovação de cada um. Desempenhar diversas tarefas também pode resultar em um impacto negativo sobre o equilíbrio entre vida profissional e familiar, afetando diretamente o bem-estar dos indivíduos.

Saúde, educação e segurança são diretamente beneficiadas pela tecnologia. Com sistemas mais eficientes de gestão da informação, é possível observar a ascensão das cidades inteligentes, ou smart cities, que integram plataformas e diferentes recursos para promover o bem-estar social.

Uma das principais críticas em relação ao aumento do uso da tecnologia é o fato de que esses recursos causam mais distração. Com mais facilidade de acesso à internet, as pessoas podem ter contato com uma maior quantidade de informações, o que aumenta o nível de distração.

O desenvolvimento da tecnologia emerge os seres humanos num universo cada vez mais desconhecido e que continua a crescer. O livre acesso aos meios tecnológicos determina a proximidade entre as diferentes áreas do conhecimento, o que acaba por juntar novas realidades e construir novas relações interdisciplinares.

O avanço da tecnologia tem trazido mudanças significativas para a sociedade, seja em casa ou no trabalho. Falar de mudanças da última década é falar da Indústria 4.0, ou a quarta revolução industrial, tomada pela digitalização, conectividade, internet das coisas e máquinas ensinadas a pensar.

Afinal, a tecnologia mudou o nosso comportamento e nossas expectativas em relação às ferramentas que estão a nosso dispor. Entre os exemplos de áreas mais impactadas, estão o trabalho, a educação, a comunicação, relações sociais e processos produtivos.

Uso excessivo de tecnologia pode afetar capacidade das crianças de escrever, avaliam professores. Cada vez mais alunos apresentam dificuldades para escrever à mão. A constatação parece ser unânime entre professores e pais, seja na França ou no Brasil.

Os pontos positivos de alguém são as suas principais qualidades. É aquilo em que a pessoa se destaca da maioria e, por consequência, tem um desempenho acima da média. Os pontos negativos, ou pontos fracos, são as fraquezas do candidato, aquilo que pode atrapalhar o seu desempenho.

Frustração
Estamos cada vez mais acostumados a usar aparelhos tecnológicos diariamente. Quando alguém nos pede para realizarmos alguma tarefa que nos obrigue a parar de conversar com algum amigo pelo Facebook, por exemplo, a irritação é instantânea fazendo com que a frustração seja algo que nos afeta com frequência.

Comunicação – Um dos fatores mais impactados pela tecnologia foi a comunicação. A internet revolucionou a forma em que nos comunicamos com parentes e amigos, empresas e clientes. Os smartphones, redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens instantâneas, além de chatbots e inteligência artificial.

Quais são os impactos da tecnologia no mercado de trabalho?

  • Surgimento de novas possibilidades de carreira. ...
  • Extinção de cargos. ...
  • Mais automatização. ...
  • Expansão do trabalho remoto. ...
  • Exigência de novas habilidades.

A era digital está revolucionando a comunicação. Quebrou paradigmas tanto no jornalismo e na publicidade quanto no marketing e nos hábitos do comércio. Não se fazem mais modelos como antigamente. E até mesmo as mais criativas campanhas publicitárias concorrem hoje com conteúdos altamente segmentados.

Os poluentes da tecnologia têm impactos negativos na saúde humana e no meio ambiente. Eles são resultado de processos industriais, como a fabricação de aparelhos eletrônicos. O consumo em excesso desses produtos contribui para a emissão de poluentes atmosféricos e produção de lixo eletrônico.

A tecnologia moderna aumenta a produtividade e a eficiência das atividades humanas, permitindo-nos executar tarefas em menos tempo. Além disso, devido à grande quantidade de informações à nossa disposição, é possível tomar decisões mais assertivas e reduzir as falhas humanas.

A tecnologia também é uma das protagonistas da acessibilidade social. Diversas pessoas com barreiras físicas ou intelectuais, que poderiam ser colocadas em desvantagens frente aos demais, contam com o auxílio dos recursos para que possam executar as suas tarefas.

Cidades inteligentes também visam questões ambientais
A inteligência da cidade também pode contar com sistemas de drenagem e captação de água das chuvas para reaproveitamento da água e irrigação automatizada que muda conforme o clima.

Infraestrutura de conexão: problemas de amplitude, qualidade e distribuição do sinal e custo. Limitação de acesso a hardware: 58% dos usuários de internet possuem o celular como único meio de acesso. Deficiências do sistema educacional: a educação pode ser um caminho para a transformação digital.

Não por acaso, a escassez de pessoal qualificado e a tecnologia ultrapassada são os maiores desafios encontrados pelas empresas em atuação no Brasil no atual estágio de suas estratégias de transformação digital, de acordo com os líderes de TI ouvidos na pesquisa Global Tech Trends Survey 2022 (GTTS 2022).

O Brasil tem alguns dos principais desafios para a inovação tecnológica. O primeiro desafio é a falta de investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D). O segundo desafio é a falta de infraestrutura para a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias.