O que o Atlas segura?

Perguntado por: ldrumond5 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Por ter que sustentar o peso do céu em suas costas e ombros, a primeira vértebra da coluna cervical é denominada Atlas, como uma referência ao enorme peso que essa figura foi obrigada a sustentar naquela região do corpo.

Atlas e Hércules
Segundo o mito de Atlas, foi justamente esse titã que liderou a luta contra os deuses do Olimpo. Quando este os derrotou, Atlas foi condenado a carregar o céu nos ombros. Ele tinha que cumprir essa tarefa, bem perto de onde seu reino costumava ser: nas proximidades do Jardim das Hespérides.

Atlas é o Titã da Força e da Resistência, sendo um dos líderes dos Titãs na Titanomaquia e o mais forte de todos os Titãs, superior até mesmo a Cronos e Gaia.

Para Atlas ficou o castigo de sustentar o céu para sempre em seus ombros. Desde então, seu nome passou a significar “sofredor” ou “portador”.

De acordo com a mitologia grega, Zeus condenou Atlas a segurar o planeta Terra nos ombros por toda eternidade. O castigo foi dado, porque o titã havia participado da guerra contra os deuses do Olimpo, tendo sido derrotado.

Na mitologia grega, Atlas é um gigante condenado por Zeus, senhor supremo dos deuses e dos homens, a carregar o mundo nas costas. Atlas também é o nome da primeira vértebra da coluna cervical, a que sus- tenta todo o peso da cabeça.

O nome Atlas refere-se a um titã grego que carregava o mundo/céu/globo nas costas: no caso da vértebra (Atlas), o mundo é representado pelo crânio ou a cabeça.

Na mitologia grega, o titã Atlas recebe de Zeus o castigo eterno de carregar nos ombros o peso dos céus.

Um atlas é uma coleção de mapas, tradicionalmente agrupadas em forma de livro, mas agora encontrada em formatos multimédia. Assim como características geográficas e limites políticos, muitas vezes apresentam geopolítica, social, religião e de estatística económica.

O preço atual é de US$ 0,0028 por ATLAS.

História. O primeiro atlas foi feito por Ptolomeu, em 150 d.C. O primeiro a usar a palavra como sinónimo de uma coleção de mapas do mundo foi Gerardo Mercator em 1585, aquando da publicação do seu Atlas.

Então, Kratos foi mandado pelos deuses para impedir o plano da Rainha do Submundo. Após o espartano matar Perséfone, ele aprisiona Atlas onde previamente ficava o Pilar, condenando o titã a eternamente erguer o mundo em seus ombros.

Na mitologia grega, as plêiades eram filhas de Atlas e Pleione, filha do Oceano.

No entanto, Cronos vivia preocupado com uma antiga maldição lançada por Urano antes deste ser destronado: um dos seus filhos conseguiria tomar o poder e lançá-lo para o esquecimento no mundo subterrâneo. Para evitar que a profecia se cumprisse, Cronos devorava todos os filhos que nasciam.