O que o astronauta brasileiro estudou?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Nascido em 11 de março de 1936, na cidade de Bauru, em São Paulo, Marcos Pontes é graduado em engenharia aeroespacial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e tem bacharelado em tecnologia aeronáutica pela Academia da Força Aérea (AFA).

Marcos Pontes

Em 29 de março de 2006, o primeiro astronauta brasileiro enviado ao espaço chegou à Estação Espacial Internacional. O brasileiro Marcos Pontes viajou na nave russa Soyuz TMA-8.

Bom, primeiramente, para participar do processo da NASA ou da ESA é preciso ter naturalidade respectivamente americana ou de algum dos 22 países-membros da agência europeia. Ou seja, não há naturalmente uma forma de se tornar astronauta sendo brasileiro.

O astronauta Marcos Pontes foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço. Ele foi até a Estação Espacial Internacional, a 350 km do solo, em março de 2006. Porém, até hoje, nenhum brasileiro pisou na Lua. Os primeiros homens a pisar em solo lunar foram Neil Armstrong e Edwin Aldrin, em 1969.

Entre opções que incluem praia, montanha e destinos internacionais, a empresa britânica Excalibur Almaz resolveu ir além e oferecer pacotes para a lua. A viagem para a estação espacial pode ser inaugurada em 2015 e custa cerca de R$ 320 milhões, de acordo com o Daily Mail.

Dwight D. Eisenhower

Até o momento, somente dois brasileiros já viajaram ao espaço.

Na Nasa, para virar astronauta é necessário inglês fluente e graduação e pós-graduação na área das Ciências Exatas – Engenharia, Matemática, Física – ou Ciências Biológicas. Além do estudo, a NASA exige experiência de, pelo menos, três anos na área profissional e mil horas para piloto em aviões a jato.

12 pessoas

Depois de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, mais dez astronautas pisaram sobre a superfície lunar. Todos esses astronautas eram do programa Apollo, ou seja, ao todo, 12 pessoas já pisaram na superfície do nosso satélite natural.

maio de 2007

Brasil foi removido em silêncio do projeto
Em maio de 2007, o jornal Estadão publicou um artigo cirando um dos conselheiros da NASA, John Logsdon, e dizendo que o Brasil estava fora do projeto da estação espacial.

8 dias

Até agora, o único brasileiro a ter ido ao espaço é o astronauta Marcos Pontes, que passou 8 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em 2006. No caso, era um voo orbital: ele decolou da base de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo da nave russa Soyuz-TMA, no dia 29 de março.

A NASA abriga uma ampla gama de profissões, então identifique qual área se alinha aos seus interesses e habilidades. Pode ser engenharia, ciências, administração, comunicação ou outra disciplina relevante. Essa escolha orientará seu caminho educacional e profissional.

45 anos

Ter idade entre 25 e 45 anos. – Fluência em inglês. Nota: Não precisa ser militar (a carreira de astronauta é CIVIL). Não precisa ser atleta.

O processo para seguir essa carreira é bastante exigente e competitivo. O profissional precisa ter uma vida acadêmica exemplar e ter uma ótima saúde para conseguir uma vaga nas agências espaciais mais renomadas do mundo. Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber para se tornar um astronauta.