O que o assistente social deve observar em uma visita domiciliar?
A visita domiciliar consiste em conhecer a realidade social, de uma determinada família, ou seja, analisar o contexto familiar e o modo de vida, suas vulnerabilidades e potencialidades, permitindo ao assistente social observar o indivíduo em seu meio social, além de realizar o acompanhamento e os encaminhamentos ...
Como deve ser realizado o relatório da visita domiciliar?
Relatório da Visita Domiciliar
O relatório deve ser claro, objetivo, sintético, ter uma sequência lógica e ser iniciado com as informações colhidas, seguido das observações feitas e, por fim, das intervenções realizadas.
Quais são as perguntas feitas em uma visita domiciliar?
*** Número de pessoas que constituem a familiar; problema de saúde de cada membro familiar; identificar os fatores de risco como: baixo peso; obesidade; tabagismo, etilismo; violência doméstica, entre outros.
Qual é o principal objetivo de uma visita domiciliar?
A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao INDIVÍDUO E À FAMÍLIA ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior eqüidade da assistência em saúde” (Ceccim e Machado, s/d, p. 1).
Quais as ações e os objetivos da visita domiciliar?
Intervir precocemente na evolução para complicações e internações hospitalares; Estimular a independência e a autonomia do indivíduo e de sua família, incentivando práticas para o autocuidado; Aperfeiçoar recursos disponíveis, no que tange a saúde pública, promoção social e participação comunitária.
Como assistente social deve abordar as famílias em seu atendimento?
De acordo com as falas dos profissionais, podemos identificar que, no atendimento à família, o assistente social desenvolve um processo do qual constam 4 etapas com as seguintes atividades: entrada do grupo familiar no serviço, identificação, acompanhamento e seu desligamento.
Como deve ser o atendimento de um assistente social?
Art. 3º – O atendimento efetuado pelo assistente social deve ser feito com portas fechadas, de forma a garantir o sigilo. Art. 4º – O material técnico utilizado e produzido no atendimento é de caráter reservado, sendo seu uso e acesso restrito aos assistentes sociais.
Quem faz a visita domiciliar?
As visitas domiciliares podem ser realizadas por equipe multidisciplinar como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e outros.
O que o relatório de visita deve conter?
O que deve constar num relatório de visita técnica? As principais informações que devem constar em um relatório de visita técnica são: - Informações sobre a tarefa realizada; - Histórico do Cliente; - Descrição/ observação sobre a visita.
O que deve conter em um relatório de visita?
Em um relatório de visita técnica devem constar as informações do cliente (nome do cliente, CPF ou CNPJ e endereço completo), objetivo, data e duração da visita e a descrição das tarefas realizadas.
Que pontos devem ser observados em vistoria domiciliar?
É necessário estar atento para o que o idoso fala ou não fala, como se comporta, seus gestos, suas expressões faciais. Isso pode comunicar muito mais do que somente a avaliação das suas lesões, déficits ou incapacidades e talvez seja essa a única oportunidade de detectar tais situações.
Qual é a diferença entre visita e atendimento domiciliar?
O atendimento é a execução de qualquer atividade profissional direta à saúde dos indivíduos, ao passo que a internação domiciliar é uma prática mais intensiva e complexa no domicílio do cliente e a visita domiciliar é uma forma de avaliação dos indivíduos, da família e do domicílio, sendo, os dois últimos, uma forma de ...
Qual a diferença de visita domiciliar de uma assistência domiciliar?
Segundo a ANVISA, podemos dividir a atenção domiciliar em duas modalidades: Assistência domiciliar, em que o paciente recebe cuidados semelhantes ao que receberia em um ambulatório; Internação domiciliar, em que o paciente recebe cuidados semelhantes ao que receberia em uma internação hospitalar.
Qual a finalidade da visita domiciliar e como deve ser as atitudes do profissional visitador?
A visita domiciliar deve ser encarada como uma ajuda que a equipe presta ao paciente na tentativa de facilitar-lhe a adaptação de seu domicílio para ter um local para a realização das trocas de bolsas.
Quais são as principais atividades desenvolvidas pelo assistente social?
Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, ...