O que o Arcadismo defendeu?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

O Arcadismo propõe uma literatura compromissada com a simplicidade. Nesse sentido, os escritores valorizaram quatro palavras: clareza, razão, verdade e natureza.

As caraterísticas do arcadismo refletem a simplicidade por meio da exaltação na natureza proposta pelos arcadistas. Dessa forma, os escritores árcades estavam preocupados em demostrar uma vida simples e tranquila, longe dos centros urbanos.

Temas do Arcadismo
Os poetas árcades escreviam sobre a beleza natural, a paz do campo e a vida simples. Costumavam criticar e desprezar a vida nos centros urbanos, pela agitação e problemas da vida moderna.

6 frases em latim ficaram bem conhecidas como as principais ideologias do arcadismo

  • Fugere urbem (fuga da cidade) ...
  • Aurea mediocritas (mediocridade áurea, dourada) ...
  • Locus amoenus (lugar ameno) ...
  • Inutilia truncat (cortar o inútil) ...
  • Carpe diem (colher o dia)

O eu poético: exaltação da natureza e da mitologia; Crítico: absorveu a filosofia do Iluminismo, fazendo forte crítica à burguesia e ao estilo de vida dos burgueses; Pseudônimos pastoris: os poetas fingiam outra identidade, se autointitulado pastores e assinavam suas obras como tal.

Os árcades buscam expressar a ideia de uma vida tranquila, amena e natural, onde o caos das cidades é substituído pelos cenários bucólicos do campo. Assim como o bucolismo, o pastoralismo também se refere ao modo simples, ingênuo e tranquilo que o personagem é apresentado.

O Arcadismo no Brasil sofreu forte influência do Iluminismo, movimento cultural europeu que alterou as bases do pensamento humano nos séculos XVI e XVII. Os iluministas defendiam ser a razão o maior valor a ser cultivado pela humanidade.

As principais características do arcadismo são: o retorno ao clássico (cultura greco-romana), o bucolismo, o pastoralismo, a idealização amorosa e a escolha de temas cotidianos e relacionados com a natureza.

O arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII, no Brasil, e teve produções líricas, satíricas e épicas. Grandes autores e obras representam o Arcadismo no Brasil. O arcadismo foi um movimento literário nascido na Europa do século XVIII.

Ideários defendidos no arcadismo no Brasil
Ou seja, o cultismo, as ideias e palavras rebuscadas. Os excessos do barroco eram rejeitados no arcadismo. Busca pelo equilíbrio (Razão): o arcadismo no Brasil buscava o equilíbrio por meio da razão. Então, buscava uma simplicidade de uma vida formada pela racionalidade.

A linguagem do Arcadismo era objetiva. Os artistas desse movimento não utilizavam expressões rebuscadas. Diferente do movimento Barroco que se apropriava das figuras de linguagem, como a metáfora, a antítese e o paradoxo, a linguagem do Arcadismo era literal.

As principais características das obras do arcadismo brasileiro são: valorização da vida no campo, crítica a vida nos centros urbanos (fugere urbem = fuga da cidade), uso de apelidos, objetividade, idealização da mulher amada, abordagem de temas épicos, linguagem simples, pastoralismo e fingimento poético.

O Arcadismo também é conhecido como Setecentismo ou Neoclassicismo e tinha como uma das suas principais características o bucolismo que defendia a vida simples , no campo locus amoenus(lugar ameno) em geral, uma vida pacata e tranquila .

Influências. O Arcadismo no Brasil teve forte influência europeia, tanto por meio da apropriação de técnicas e temas típicos do Arcadismo europeu quanto por meio de inspirações no Iluminismo francês. O bucolismo (tom pastoril) é replicado pelos poetas brasileiros, seguindo o estilo dos escritores da Europa.

Principais obras:

  • Culto Métrico (1749)
  • Munúsculo Métrico (1751)
  • Labirinto de Amor (1753)
  • Epicédio (1753)
  • Lírica Ressonância (1753)
  • Obras Poéticas (1768)
  • Vila Rica (1773)
  • Poesias Manuscritas (1779)

O Arcadismo em Portugal foi um movimento nascido na Itália e espalhou-se para Portugal na forma de uma das escolas literárias que mais enfatizou a racionalidade. Trouxe grandes transformações para a Europa em termos de desenvolvimento social e científico, logo após a Guerra da Restauração.

O Arcadismo é o principal movimento literário do século XVIII. Seu contexto é marcado, como dissemos anteriormente, pelo Iluminismo e pelo avanço técnico e tecnológico que produziram a industrialização e o consequente êxodo rural.

O contexto histórico-literário do Arcadismo é o Século XVIII, o Século das Luzes, marcado por transformações sociais, econômicas, políticas e filosóficas. A aristocracia feudal está em decadência, surge o mercantilismo e a burguesia, o regime monárquico está em descrédito e o Estado e a Igreja se separam.

B – Sobre o Arcadismo, podem ser destacadas como as principais características a natureza como lugar de refúgio; a idealização da mulher; a pureza e a ingenuidade das pessoas.

Carpe Diem (Aproveitar a vida, viver o momento);

O Arcadismo propõe uma literatura compromissada com a simplicidade. Nesse sentido, os escritores valorizam quatro palavras, que constituem o ideário árcade: clareza, razão, verdade e natureza.