O que o Arcadismo criticava?

Perguntado por: shilario . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Esse movimento literário representou os anseios da vida burguesa em que os poetas costumavam criticar e desprezar a vida nas grandes cidades e centros urbanos, pela agitação e pelos problemas da vida moderna.

Temas do Arcadismo
Os poetas árcades escreviam sobre a beleza natural, a paz do campo e a vida simples. Costumavam criticar e desprezar a vida nos centros urbanos, pela agitação e problemas da vida moderna.

Qual é o objetivo do Arcadismo? No contexto do Arcadismo, o objetivo do movimento literário e artístico era o de se contrapor ao Barroco, ou seja: focar a razão, trazer um vocabulário mais simples, diminuir o exagero na produção artística, utilizar uma linguagem séria, entre outros.

O eu poético: exaltação da natureza e da mitologia; Crítico: absorveu a filosofia do Iluminismo, fazendo forte crítica à burguesia e ao estilo de vida dos burgueses; Pseudônimos pastoris: os poetas fingiam outra identidade, se autointitulado pastores e assinavam suas obras como tal.

Por serem obras produzidas, em sua grande maioria, a partir de pseudônimos, na poesia árcade era comum, portanto, o fingimento poético. Esse fingimento consiste, em suma, na expressão de emoções que não são próprias do poeta, mas sim simulações ou imitações de sentimentos baseados em modelos clássicos e renascentistas.

Principais características do Arcadismo

  • Oposição ao Barroco.
  • Linguagem simples.
  • Influência do Iluminismo.
  • Tradição clássica.
  • Pseudônimos.
  • Expressões em latim.
  • Bucolismo, pastoralismo.

(MACK-SP) Assinale a alternativa em que aparece uma característica imprópria do Arcadismo. Bucolismo.

As principais características do arcadismo são: o retorno ao clássico (cultura greco-romana), o bucolismo, o pastoralismo, a idealização amorosa e a escolha de temas cotidianos e relacionados com a natureza.

Carpe Diem

Carpe Diem (Aproveitar a vida, viver o momento);

As obras líricas do Arcadismo no Brasil são aquelas que buscavam expressar os sentimentos de um sujeito lírico. Os principais autores dessa vertente são Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa.

Características do Arcadismo
Em busca de equilíbrio, o Arcadismo recorria ao bucolismo, aos temos pastoris e aos elementos naturais. Uma das principais características árcades é a herança da cultura clássica (greco-latina e renascentista).

As principais características das obras do arcadismo brasileiro são: valorização da vida no campo, crítica a vida nos centros urbanos (fugere urbem = fuga da cidade), uso de apelidos, objetividade, idealização da mulher amada, abordagem de temas épicos, linguagem simples, pastoralismo e fingimento poético.

Carpe diem (colher o dia)
Esse lugar acolhedor e natural foi usado para divulgar as ideias que o arcadismo queria passar acerca de uma sociedade mais justa e igualitária. Longe das cidades, longe da nobreza e da sua ostentação, seria possível encontrar paz e igualdade.

Influências. O Arcadismo no Brasil teve forte influência europeia, tanto por meio da apropriação de técnicas e temas típicos do Arcadismo europeu quanto por meio de inspirações no Iluminismo francês. O bucolismo (tom pastoril) é replicado pelos poetas brasileiros, seguindo o estilo dos escritores da Europa.

A linguagem árcade é a expressão das idéias e dos sentimentos do artista do século XVIII. Seus temas e sua construção procuram adequar-se à nova realidade social vivida pela classe que a produzia e a consumia: a burguesia.

A alternativa cujo conteúdo NÃO se aplica ao Arcadismo é: E) penetração da tendência mística e religiosa, veiculada à expressão de ter ou não ter fé. Explicação: Na verdade, essa tendência mística e religiosa relacionada ao contraste entre a fé e a razão faz parte do estilo Barroco.

A importância do Arcadismo reside no estabelecimento de um sistema literário organizado, com a presença de obras com objetivos estéticos mais ou menos em comum, uma diversidade de autores e um público leitor.

Também conhecido como neoclassicismo, o arcadismo, no Brasil, teve como marco inicial o livro “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa, em 1768, e foi a principal tendência estética produzida no país na época, tendo seus principais autores presentes na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto, em Minas Gerais.

O Arcadismo é o principal movimento literário do século XVIII. Seu contexto é marcado, como dissemos anteriormente, pelo Iluminismo e pelo avanço técnico e tecnológico que produziram a industrialização e o consequente êxodo rural.

No arcadismo a natureza é valorizada na expectativa de fuga da vida agitadada cidade. Sendo assim, o retrato da vida pastoral comumente é retratado e idealizado nas obras.