O que o apóstolo Paulo quis dizer em Efésios 5?

Perguntado por: acoutinho . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Em Efésios 5, Paulo fala sobre a importância da santificação entre o povo de Deus. Não podemos viver segundo as práticas pecaminosas da carne.

Paulo incentiva os santos a aplicarem a verdadeira doutrina em seu dia a dia. Ele os incentiva a se despojarem do velho homem (os antigos pecados) e revestirem-se do novo homem que se tornam por meio de Cristo. Ele aconselha as esposas, os maridos, os filhos, os pais, os servos, os mestres e as congregações.

Ao estudar, pode ser útil saber que “[sujeitar-vos] uns aos outros” ( Efésios 5:21) refere-se à disposição de trabalhar juntos, amar e cuidar uns dos outros, e “temor de Deus” ( Efésios 5:21) significa amor e respeito por Deus.

Paulo declara que não deveria haver um sinal de imoralidade sexual ou impureza entre o povo de Deus. Eles não são apenas para evitar fazer o mal, mas devem evitar até mesmo a aparência de fazer o mal.

Quando nos tornamos prisioneiros do Espírito, é ele quem nos conduz, leva-nos adiante e nos dá forças para passarmos pelas tribulações e dificuldades. Muitos podem até se enganar, achando que uma pessoa que tem o dom e a unção do Espírito não conhecem as tribulações e dificuldades.

A Carta aos Efésios explica que o próprio Cristo é o Cabeça desse corpo, e que o poder do Espírito Santo é sua força atuante. Então por sua união em Cristo, os crentes recebem toda sorte de bênçãos espirituais.

A epístola aos Efésios foi escrita por Paulo, durante sua primeira prisão em Roma, datada entre 60 e 63 DC. A maior parte das recomendações do apóstolo refere-se à posição da igreja em relação a Cristo.

O Livro de Efésios
Colossenses frisa a primazia de Cristo. Efésios, também, fala de sua primazia, mas destaca mais o papel da igreja no plano eterno de Deus. Existe um debate sobre os destinatários da carta. Alguns manuscritos omitem as palavras "em Éfeso" em 1:1.

Os seus habitantes experimentaram o requinte da civilização depurada no cruzamento de povos e culturas, desde os gregos aos romanos, dos persas aos macedónios, aos povos da Mesopotâmia e da Anatólia, dos judeus aos cristãos, um mosaico de gentes, que criaram uma das mais belas e faustosas cidades antigas.

Éfeso era uma das Sete Congregações da Ásia Menor que são citadas no Livro de Apocalipse. O Evangelho de João pode ter sido escrito aqui. A cidade foi o local de vários conselhos cristãos do século V (ver Primeiro e Segundo Concílio de Éfeso).

Timóteo

Na época em que essa epístola foi escrita, Timóteo era líder da Igreja em Éfeso (ver 1 Timóteo 1:3).

A declaração: “não vos embriagueis com vinho, onde há contenda” é uma ordem bíblica que não apenas mostra o perigo e o malefício da embriaguez, mas também contrasta o modo de vida terreno com o modo de vida segundo à vontade de Deus.

Este versículo em outras versões da Bíblia
23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. 23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

18 Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, 19 falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, 20 dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

Pensamento: Para maridos, há amor sacrificial no nosso propósito, e propósito no nosso sacrifício. Nós deixamos o nosso “eu” do lado para amar nossas esposas. Jesus é nosso exemplo, e Ele deixou tudo.

Pensamento: Corações cheios de gratidão — é isso que faz o canto ser bom! Com Jesus como a fonte da nossa salvação e o centro do nosso futuro, como podemos não cantar! Mas cantar não é só para nós e Deus.