O que o apóstolo Paulo fala sobre gratidão?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Considerando novamente a admoestação do Apóstolo Paulo: “Em tudo dai graças…” (1 Tessalonicenses 5:18), devemos ser gratos pelas bênçãos que desejamos, tanto quanto por aquelas que nos vêm e que estão além de nossa capacidade atual de compreender.

Agradeça em todas as coisas
Paulo nos lembra em 1 Tessalonicenses 5:16-18, que podemos ser gratos em todas as circunstâncias, boas ou más. Ele escreve: “Alegrem-se sempre, orem continuamente, dêem graças em todas as circunstâncias; pois esta é a vontade de Deus para você em Cristo Jesus”.

Não do ponto de vista dos atos cometidos, mas porque todos nós somos escolhidos por Cristo a salvação. Não importa sua vida, não importa que atos comete hoje.

A Gratidão Como Ato de Fé
Ser gratos em nossas circunstâncias é um ato de fé em Deus. Exige que confiemos em Deus e esperemos coisas que talvez não vejamos, mas que são verdadeiras. Ao sermos gratos, seguimos o exemplo de nosso amado Salvador, que disse: “Não se faça a minha vontade, mas a tua”.

Uma é o fato de que expressar gratidão encoraja os outros a continuarem sendo generosos, promovendo assim um ciclo virtuoso de bondade em relacionamentos. Da mesma maneira, pessoas agradecidas talvez fiquem mais propensas a retribuir com seus próprios atos de bondade.

Nesse sentido, na etimologia (estudo da origem e evolução das palavras) da palavra, verifica-se que ela vem da palavra latina gratus, que é traduzida como estar agradecido ou ser grato. Além disso, gratidão deriva também de gratia, que em latim quer dizer graça.

Obrigado dá o sentido de obrigação, você fala aquilo porque é educado ou porque acha culturalmente certo falar isso. Ter gratidão é completamente diferente. É o desejo de realmente querer retribuir o favor que você recebeu.

É reconhecer a mão de Deus em todos os detalhes de nossa vida, é Ele quem vai arrumando tudo em seu lugar, pode doer, mas é melhor. Que sejamos gratos a Deus pelas alegrias e dores, pois tudo é permissão de Deus para realizar o melhor em nossas vidas.

Pesquisando rapidamente, dar “graças”, agradecer, aparece na Bíblia 93 vezes.

- Salmos 150:1-2
A gratidão ao nosso Deus, deve vir do fundo do nosso coração. Louvá-lo pelos seus feitos e grandeza, fortalece ainda mais a nossa fé. Deus é o motivo do nosso louvor! Engrandecido seja o Seu poderoso nome!

Introdução. Paulo pregou sobre as preocupações dos santos de Corinto sobre o uso dos recursos da Igreja para prover suas necessidades materiais. Ele explicou que o propósito de sua pregação era trazer salvação aos filhos de Deus. Ele exortou-os a evitar o pecado, bem como ofender os outros por suas crenças religiosas.

Enquanto estava preso em Roma, em seus últimos dias, Paulo escreveu a Timóteo, a quem via como um filho amado na fé: “Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7).

Paulo partiu de Antioquia da Síria e foi, novamente, à Galácia e à Frígia. Daqui foi para Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos e onde fez a evangelização mais importante da sua vida, pregando nos principais centros romanos da Ásia Menor, ajudado pelos seus discípulos, pregação esta que durou cerca de dois anos.

Toda vez que agradecemos e nos sentimos gratos por algo ou alguém, aumenta-se os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer. Consequentemente, nos sentimos mais felizes, leves e satisfeitos, porque ativamos o sistema de recompensa do cérebro.

A gratidão verdadeira é quando aprendemos a valorizar as coisas boas que acontecem em nossas vidas. Já a gratidão condicional é quando somos gratos porque estamos melhor que outra pessoa. Se a nossa gratidão depende da condição da vida alheia, nunca seremos realmente gratos e, consequentemente, felizes.

Dê tarefas adequadas, e também dê gratidão.

  1. Tenha gratidão também por você mesmo. Você é grato por quem é? ...
  2. Esquematize suas mensagens de gratidão. Um dos lados bons de tempos difíceis é que as pessoas são encorajadas a conversar. ...
  3. Não diga “pelo menos”

Eu Te agradeço por aquilo que o Senhor realizou na minha vida”. Nesta vida, nada mais nos cura do que ter um coração grato, um coração que louva e exalta, mas não adianta louvar e nem agradecer da boca para fora. O louvor vem do reconhecimento e do engrandecimento de Deus na nossa vida.

“Só há felicidade se não exigirmos nada do amanhã e aceitarmos do hoje, com gratidão, o que nos trouxer. A hora mágica chega sempre.” (Hermann Hesse) “A gratidão é a maior medida do caráter de uma pessoa.” (Augusto Branco) “A felicidade é não carecer de a termos.” (Sêneca)

2 obrigado, muito obrigado, obrigadão, grato, agradecido, bem haja, valeu, beleza, firmeza, joia, show. Exemplo: Gratidão!