O que o antibiótico faz no intestino?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Antibiótico podem levar a disbiose, que por sua vez, pode trazer consequências como diarreia, náuseas, cólicas e gases excessivos. Na base desses incômodos pode estar uma alteração da flora bacteriana intestinal, que pode ser impactada negativamente como consequência da ação dos antibióticos.

Sim. O uso prolongado de antibióticos altera a composição das bactérias presentes no trato digestivo, diminuindo, assim, o número de microrganismos benéficos que compõem esse microbioma.

Porém, o uso prolongado e indiscriminado de antibióticos pode interferir na flora intestinal causando a chamada disbiose (desequilíbrio entre as bactérias boas e ruins residentes no intestino) e acarretando em consequências desagradáveis a curto e longo prazo.

Para restaurar a flora intestinal e fortalecer a saúde do intestino é importante manter uma alimentação balanceada, praticar atividade física e beber pelo menos dois litros de água por dia.

Os efeitos a longo prazo de tomar antibióticos ainda são pouco compreendidos. Após o tratamento com antibióticos, leva de 3 a 6 meses para que a microflora da pele ou dos intestinos volte ao normal.

A consequência são quadros constantes de diarreia, dores estomacais, náuseas e vômitos. Além disso, o excesso de antibióticos também pode causar, na vida adulta, doenças infecciosas, alergias, distúrbios autoimunes e até mesmo a obesidade.

Certos alimentos devem ser evitados durante o tratamento com antibióticos, especialmente glúten, laticínios e açúcar. Eles são alergenos muito comuns, especialmente se a droga estiver lutando contra qualquer fonte potencial de inflamação ou processo de doença subjacente.

O uso indiscriminado e excessivo de antibióticos pode levar à resistência bacteriana, ou seja, as bactérias sofrem alterações e os antibióticos podem não ter ação mais sobre essas bactérias, o que pode levar ao surgimento de 'superbactérias', que são resistentes a diversos antibióticos”, comenta a pediatra.

TOMAR LEITE FERMENTADO DURANTE O TRATAMENTO COM ANTIBIÓTICO É BENÉFICO.

  • 10 opções de alimentos para comer no jantar.
  • Feijão. Existem diferentes tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis. ...
  • Chicória. ...
  • Alcachofra. ...
  • Banana verde. ...
  • Cebola e alho. ...
  • Iogurtes, bebidas lácteas e leites fermentados. ...
  • Kefir.

Para tratar a diarreia causada pelos antibióticos, você precisa de Saccharomyces boulardii, que um tipo de fungo benéfico e Lactobacillus rhamnosus GG, que é um tipo de bactéria.

Nos intestinos (tripa) existem milhões de bactérias minúsculas que auxiliam a digestão dos alimentos. Quando os antibióticos destroem a bactéria nociva que causa a infecção, também destroem a “boa” bactéria. O processo de destruição e desenvolvimento de nova bactéria nos intestinos origina a diarreia.

Pesquisadores da Universidade da Virgínia, nos EUA, mostraram que antibióticos podem interferir na capacidade do organismo de combater uma doença. Isso porque, ao afetarem bactérias comuns que habitam o intestino, esses medicamentos acabam também por enfraquecer o sistema imune.

Não foram registrados problemas de interações medicamentosas com Floratil. Ele tem sua eficácia reduzida quando utilizados remédios para tratamento de micose, além de bebidas alcoólicas. Deve ser utilizado de forma prévia no caso de tratamento antibiótico ou quimioterápico.

Frutas frescas: laranja, mexerica com bagaço, mamão, figo, ameixa, manga, kiwi, abacaxi, uva, entre outras. Frutas secas: ameixa preta, damasco, figo seco, uva passa.

vitamina D

A ação mais conhecida da vitamina D está diretamente ligada ao intestino, afinal a sua principal função é a de aumentar a absorção intestinal do cálcio, participando do transporte ativo deste íon¹.