O que o anjo disse sobre Sara?

Perguntado por: vfigueiroa . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

E ela disse: Venho fugida da face de minha senhora Sarai. 9 Então lhe disse o anjo do Senhor: Retorna para tua senhora e humilha-te debaixo de suas mãos. 10 Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua semente, que não será contada, por numerosa que será.

Sara desaparecerá como em um passe de mágica, e Abimeleque será cegado por uma forte luz ao conversar diretamente com Deus.

Então declarou Sara: “Deus me deu um grande motivo para sorrir, e todos os que souberem desta história muito se alegrarão comigo!”… Então, se nos encheu de riso a boca, e a nossa língua de alegres expressões de louvor. Até nas outras nações se comentava: “O Eterno fez maravilhas por esse povo!”

O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

48 d.C.

Sara se torna mãe
Um pouco mais tarde, Deus repetiu essa promessa, quando três anjos do Senhor apareceram perto de sua tenda. Sara, que estava por perto ouviu e se riu, pensando que isso era impossível (Gênesis 18:12-14). Mas Deus garantiu que ela teria um filho e, na primavera seguinte, ela deu à luz Isaque.

Otimista. Sociável e extrovertida, sabe impor-se. Procura sempre o sucesso e o reconhecimento, que muito aprecia. Progride na vida com facilidade e sorte, obtendo sem esforço sucesso e simpatia.

Gênesis 21 contém a história de como a promessa de Deus a Abraão e Sara de que ela teria um filho foi cumprida. Os eventos de Gênesis 21 aconteceram quando Abraão tinha cem anos de idade e Sara tinha noventa.

Isaac

Isaac ou Isaque assim como descrito na Bíblia Hebraica, foi o único filho de Abraão com sua esposa Sara e foi o pai de Esaú e Jacó. Isaac foi um dos três patriarcas israelitas. Segundo o livro de Gênesis, Abraão tinha 100 anos quando Isaac nasceu e Sara já havia cessado o período fértil.

127 anos (1936 a.C.–1809 a.C.)

Sarai era mal vista por não ter conseguido gerar filhos para Abrão. Como uma mulher estéril era vista naquela época? A esterilidade, principalmente no passado, era vista como uma maldição.

Com mais de 90 anos de idade, a personagem descobrirá a sua milagrosa gravidez no capítulo desta quinta, 27.

O diálogo de Deus com Abraão sobre o seu futuro filho é uma lição de fé para todos nós. O patriarca estava sentado à porta da sua tenda, no calor do dia, quando, subitamente, três homens apareceram diante dele, debaixo de uma árvore próxima dali. Abraão saiu ao encontro deles.

Mas há indícios que permitem acreditar que ela teria se tornado esposa de José ainda adolescente, como era praxe entre famílias judaicas daquela época. "Segundo a literatura apócrifa, que mencionamos, ela teria sido apresentada a José aos 14 anos de idade", afirma Medeiros.

Sua história nos lembra que Deus conhece todos os Seus filhos e que Ele chama homens e mulheres comuns para participar de maneiras extraordinárias para ajudar a edificar Seu reino. Ela se tornou a primeira discípula de Jesus e, portanto, ela é um modelo para todos os que escolhem segui-Lo.

A resposta final de Maria ao Anjo encontramos no evangelho de Lucas que contém a narrativa da Anunciação. Assim esta escrita a resposta segundo Lucas 2,37-38: “37Para Deus, com efeito, nada é impossível.”38Disse, então, Maria: Ëu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo.

Ao confiarmos na intercessão de Maria, conversamos com nossa mãe para que ela interceda junto ao seu filho, Jesus. Assim como a Boa Mãe fez na passagem bíblica em que Jesus fez seu primeiro milagre, nas Bodas de Caná da Galileia (Jo 2, 1-11).