O que o anjo disse a Elias?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

“Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou...” (1 Reis 19.7-8).

Veja: "Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?" (1 Reis 19:9). É claro que Deus sabia exatamente o que Elias fazia ali, como estava usando o isolamento para fugir das tribulações, achando que aquilo seria uma solução.

O Segundo Livro dos. Reis. Acazias se volta a Baal-Zebube para saber se viverá — Elias, o profeta, profetiza a morte de Acazias — Elias invoca fogo do céu para consumir os soldados enviados para prendê-lo. 1 E depois da morte de Acabe, aMoabe se rebelou contra Israel.

O primeiro erro de Elias foi a expectativa: “Primeiro, ele tinha uma expectativa de como e quando as coisas iam acontecer. E as expectativas são muito perigosas.

Portanto, o pedido de Elias para que não chova é o início do confronto entre dois deuses, Baal Melqart — deus da fertilidade, da tempestade — e Javé, o Deus de Israel. Esse confronto exemplifica bem como os deuses cananeus influenciavam o povo de Israel.

Elias é levado ao céu por uma carruagem de fogo.

“Não sou melhor que meus pais” (19,4), é assim que Elias justifica o pedido de morte, e esta fala oferece indícios de expectativas frustradas, sugere que Elias se considerava acima da média, mas as circunstâncias em que se encontra agora mostram que não fora melhor que seus antecessores.

A paixão é como um fogo aceso que vai incendiando por onde passa, por isso o Senhor não está nas ventanias da vida, Ele não está nas tempestades, nas calamidades, nos desesperos da vida nem nas paixões. Quando passou uma brisa leve, foi ali que se ouviu o murmúrio da presença divina.

Primariamente, os corvos são necrófagos, ou seja, se alimentam da carne de animais mortos. É um poderoso voador, batendo forte e constantemente suas asas, ou planando sem esforço em amplos círculos, enquanto busca alimento.

Um dos eventos mais marcantes da vida de Elias é o embate com os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, no monte Carmelo, quando os desafiou a invocar o nome de deus, enquanto ele invocaria Iahweh, e o deus que respondesse enviando fogo, “é ele o Deus” (1Rs 18, 24).

Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas” (1 Reis 18.36).

Por que Elias teve que orar sete vezes? Ellen White mencionou que Elias teria se ajoelhado sete vezes para orar, e cada vez que se ajoelhava ele revia toda sua vida para ver se havia falhado em dar glória a deus ou em trazer-Lhe gloria- algo assim. Então, na sétima vez em que se levantou havia uma pequena nuvem no céu.

Elias contou com o Anjo enviado por Deus para ser seu ouvido, dando o que ele precisava naquele momento: água e alimento.

Elias, o profeta, sela os céus e é alimentado por corvos — A seu comando, a panela de farinha e a botija de azeite da viúva de Sarepta nunca se esvaziam — Ele ergue da morte o filho dela.

Elias aprendeu a confiar totalmente em Deus.
Enquanto esteve escondido de Acabe, Deus o sustentou milagrosamente com a ajuda de corvos (1 Reis 17:5-6). Deus também sustentou uma viúva muito pobre que ajudou Elias, fazendo sua farinha e seu azeite se multiplicarem (1 Reis 17:15-16).

Ele dividiu as águas do Jordão, sarou as águas de Jericó, multiplicou o azeite da viúva, levantou um menino de entre os mortos, curou pessoas que haviam sido envenenadas, alimentou os famintos, curou Naamã da lepra, fez um machado flutuar, e orientou reis em tempos de guerra.

Isaías. preferiu morrer tendo seu corpo serrado ao meio, a. transigir com a corrupção e com os corruptos da. época.