O que o Amazonas mais produz?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

Os principais produtos do extrativismo vegetal do estado do Amazonas são: banana, madeira, melancia, guaraná, borracha, castanha-da-amazônia (maior produtor do país), tucumã, cacau, graviola, pupunha, cupuaçu, essências, óleos de copaíba, andiroba, piaçava, coco, açaí e bacuri.

No ano de 2021, em primeiro lugar, temos a atividade de Comércio, com mais de dois milhões de indivíduos ocupados. Em segundo, está a atividade de Agricultura, com cerca de 909 mil pessoas empregadas. E, em terceiro lugar, a atividade Educação, com um número de ocupados acima de 808 mil.

As estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural.

A floresta garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas. É berço da maior bacia hidrográfica do mundo.

Portanto, os regimes de chuvas no Brasil dependem muito da Floresta Amazônica, pois é ela que emite a maior parte do ar úmido que se condensa em forma de chuva em outras regiões do país.

Na produção agrícola do Estado do Amazonas destacam-se as atividades de culturas industriais, fruticultura, produção de hortaliças, grãos e sistemas agroflorestais (SAF's), onde os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do IDAM concentra esforços para atender a demanda dos agricultores familiares e ...

Além da importância das jazidas de ferro, destacam-se como minérios a bauxita, o alumínio, o estanho e alguns materiais e pedras consideradas preciosas. Já no extrativismo vegetal destacam-se produtos de grande consumo local como o Açaí e o látex, além do principal produto para exportação: a madeira.

As principais atividades primárias de Manaus estão ligadas ao extrativismo, como a coleta e beneficiamento de castanhas e açaí. A atividade pesqueira também é muito forte no município, assim como a agricultura de subsistência.

A região Amazônica é uma das maiores produtoras de madeira tropical do mundo, já utilizando 350 espécies de árvores para fins comerciais. A falta de planejamento nas atividades de exploração gera um desperdício de cerca de 60% nas serrarias.

Uma estimativa do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) indica que a Margem Equatorial pode ter reservas de 30 bilhões de barris de petróleo.

Mata Atlântica

Mata Atlântica: o bioma mais rico em biodiversidade do planeta.

Mata Atlântica

Mesmo reduzida e muito fragmentada, a Mata Atlântica ainda abriga mais de 20 mil espécies de plantas, das quais 8 mil são endêmicas, ou seja, espécies que não existem em nenhum outro lugar do Planeta. É a floresta mais rica do mundo em diversidade de árvores.

Sabe-se que, em um só hectare da floresta, existem cerca de 500 espécies de plantas e vivem 50 mil de animais e microorganismos diferentes. Isso é um campo vasto e fértil para a pesquisa científica e também para a cobiça.

Floresta leva umidade para toda a América do Sul, influencia regime de chuvas na região, contribui para estabilizar o clima global e ainda tem a maior biodiversidade do planeta.

A floresta amazônica é o habitat de inúmeras espécies animais, vegetais e arbóreas, fonte de matérias-primas alimentares, florestais, medicinais e minerais. São cerca de 2.500 espécies de árvores, 40 mil espécies de plantas, 300 espécies de mamíferos e 1,3 mil espécies de aves habitando na reserva natural.