O que o alprazolam pode causar?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Quais são os efeitos colaterais? Por provocar sedação, os efeitos colaterais mais frequentes são sonolência, falta de equilíbrio e cansaço. Dor de cabeça, tontura, fala desarticulada, pressão baixa, problemas gastrintestinais, visão nublada e tremores ocasionalmente podem dar as caras.

Quanto tempo levar pra sair do organismo? O alprazolam tem uma meia-vida de eliminação de cerca de 12 a 15 horas, o que significa que, 12 a 15 horas após parar de tomar, a concentração em seu organismo cairá para metade da original. Após mais 12 a 15 horas, cairá para metade da metade e assim por diante.

Considero que o uso diário a partir de 45 dias vai oferecendo cada vez mais risco de dependência. Como já foi dito, psicoterapia e um antidepressivo bem indicados para o controle da ansiedade são essenciais para que possa evitar o uso frequente de medicação como o Frontal.

Alprazolam não engorda nem emagrece. Algumas pessoas, ao usarem benzodiazepínicos (grupo ao qual pertence o alprazolam), referem que tem um aumento de episódios de alimentação impulsiva e algumas, com componente ansioso mais importante levando ao aumento do consumo de alimentos, referem que o consumo diminui.

Pode tomar sim, as duas medicações podem ser associadas, mas é preciso investigar se voce realmente precisa das duas para dormir.

Você deverá reduzir a dose em 10% nas semanas seguintes. Alguns médico recomendam a diminuição de 10% a cada duas semanas até que você alcance 20% da dose inicial. A partir desse ponto, você pode reduzir 5% a cada duas ou quatro semanas.

Alprazolam apresenta interações medicamentosas com uma variedade de outros medicamentos, por isso, informe seu médico se estiver tomando outros medicamentos durante o tratamento com alprazolam, tais como cetoconazol, itraconazol e outros agentes antifúngicos azólicos, nefazodona, fluvoxamina, cimetidina, fluoxetina, ...

A diferença entre entre esses dois é o que Alprazolam atinge um "pico plasmático" bastante rápido, cerca de 20 ou 30 minutos você já sente seus efeitos, e sua meia vida de duração varia entre 6 e 8 horas. Já o Clonazepam atinge um pico em torno de 2 horas mais ou menos e sua meia vida é em torno de 12 a 18 horas.

LIMITE DE DOSE PARA ADULTOS: 4 mg por dia, em doses divididas. IDOSOS E DEBILITADOS: são mais sensíveis às doses dos benzodiazepínicos; usar doses menores.

Em geral, os efeitos colaterais destas medicações costumam ser os mesmos. Porém, como o alprazolam tem meia-vida menor, eles costumam ter uma duração menor. Espero ter ajudado. Um abraço.

Sintomas de abstinência ocorreram após diminuição rápida ou descontinuação abrupta de benzodiazepínicos, inclusive de Alprazolam. Esses sintomas podem variar de leve disforia e insônia a uma síndrome mais importante, que pode incluir cãibras musculares, cólicas abdominais, vômitos, sudorese, tremores e convulsões.

Qual o perigo de usar ele a tantos. Os principais riscos são aumento da incidência de quedas e dificuldades de memória. Há evidências de que as dificuldades de memória, após uso prolongado, podem não desaparecer totalmente, mesmo quando se para a medicação.

O Clonazepam (também conhecido como Rivotril) e o alprazolam são benzodiazepínicos. Ademais, os dois causam sedação e relaxamento muscular e são anticonvulsivantes e ansiolíticos. Além disso, a diferença entre eles se dá na duração dos efeitos, no perfil de ação e nas circunstâncias de uso.

O Alprazolam atua como um hipnótico da classe dos ansiolíticos benzodiazepínicos, além de provocar o alívio da ansiedade também produz um relaxamento muscular; consequentemente, o uso de alprazolam é associado a episódios de pressão baixa (dependente de fatores como sexo/idade/dose utilizada).

Alprazolam é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos que serve para tratar crises graves de ansiedade e pânico (um ansiolítico). Ele tem efeitos colaterais leves, desde que seja utilizado seguindo a indicação de um profissional de saúde.

O alprazolam, apesar de ter efeito hipnótico (faz dormir), não é uma medicação de uso primário em insônia ou seja, sua indicação é, em primeira linha, para alguns transtornos de ansiedade e não para insônia. O efeito hipnótico pode diminuir, à medida que o organismo se habitua e talvez seja a isto que se refere.

Sim, recaídas são normais. Ocorrem principalmente quando ainda não se conhece mais profundamente as origens biopsicossociais da ansiedade. Por isso é importante continuar a psicoterapia mesmo com a remissão desse sintoma.

Não, não faz mal usar o alprazolam com o "estômago meio vazio"! Mas, deve-se ser prudente, e não tomar muitas das medicações com estômago vazio, porque alguma delas são prejudiciais, então deve-se ter cuidado!

Como efeitos de curto prazo, tem-se sintomas conhecidos como “efeito rebote”, incluindo distúrbios do sono, letargia, sedação e incapacidade de realizar as atividades diárias.

Olá, não existe nenhum chá natural que faça o mesmo efeito que o Alprazolam. De qualquer forma, sugiro que converse com seu psiquiatra. Ele deverá fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança sobre o uso da medicação.