O que o alho pode curar?

Perguntado por: ssiqueira9 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

O alho é um dos mais poderosos remédios naturais. Ele tem ação antibiótica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antiasmática, antioxidante, anticancerígena, entre outras, além de ser protetor cardiovascular. Ainda não acabou. Estudos comprovam a sua eficácia em câncer da mama e da próstata.

O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração. Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo.

"O alho é excelente para o coração e para controle da pressão, ajuda no aumento da imunidade - evitando e ajudando a tratar gripes e resfriados - e ajuda também no combate de bactérias e fungos", afirma.

Especialistas indicam se é melhor consumir em jejum, se o ideal é tomar morna ou gelada e dão a receita de como melhorar o sabor. A água com alho é uma boa opção para quem deseja aproveitar os benefícios do alho, que ajuda a combater infecções e controlar colesterol e pressão alta, entre outras propriedades.

Sabia que o alho é excelente para o bom funcionamento do fígado? Como é rico em vitaminas A, B e C, contribui para a desintoxicação deste órgão vital. Além disso, tem um poder anti-inflamatório, sendo um bom aliado de quem tem gordura no fígado.

Quais as propriedades nutricionais do alho? São diversos os nutrientes que fazem do alho um alimento benéfico para o organismo. Ele é fonte de vitaminas A, C, E e algumas do complexo B. Também é rico em minerais como ferro, selênio, enxofre, silício, iodo e cromo, além de aminoácidos, adenosina e enzimas.

Melhora o funcionamento do fígado e potencializa sua função depurativa. Melhora o funcionamento dos rins e, portanto, ajuda a combater a retenção de líquidos. Melhora os problemas de circulação. Melhora o sistema imunológico e ajuda a aumentar as defesas do organismo.

Um excelente antibiótico natural que pode ser útil para complementar o tratamento de diversas doenças é o alho. Para isso, basta comer 1 dente de alho cru por dia para alcançar seus benefícios. Mas é importante sempre esperar 10 minutos depois de esmagar ou picar o alho antes de o submeter ao calor.

Devido ao limoneno, o limão possui propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudam a combater doenças como a candidíase, gripe, resfriados e infecção por outras bactérias como Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Moraxella catarrhalis.

Alho: um dos alimentos que fortalecem o pulmão
Além de dono de um agradável aroma, o alho é um dos melhores alimentos para o pulmão. Fonte de propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajuda a proteger o corpo contra o estresse oxidativo.

O seu cheiro e sabor característicos não só aguçam as papilas gustativas, como também agem como um agente bactericida natural e que auxiliam na digestão dos alimentos.

É verdade que o alho possui diversos benefícios para o organismo. Entretanto, a nutricionista Aline Barros orienta que ele seja utilizado em receitas em vez de consumido cru. “O alho cru em si eu não indico por conta da sensibilidade gástrica que ele pode trazer”, diz.

Você já deve ter ouvido falar que comer um dente de alho antes de dormir faz bem. O alimento realmente traz muitos benefícios para a saúde. Diversos componentes presentes no alho ajudam, sobretudo, no fortalecimento da imunidade e também protegem a saúde do coração e melhoram doenças inflamatórias.

Embora ainda não existam pesquisas científicas que comprovem o consumo do chá de alho com a perda de peso, sabe-se que o alho é um forte termogênico, segundo estudo. Isso quer dizer que ele aumenta a temperatura corporal e facilita a queima de gordura.