O que o algoritmo calcula?

Perguntado por: mporto2 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Um algoritmo é uma sequência de instruções bem definidas, normalmente usadas para resolver problemas de matemática específicos, executar tarefas, ou para realizar cálculos e equações. A origem da palavra “algoritmo” remete a Al Khowarizmi, famoso matemático árabe do século IX.

Os algoritmos são muito usados para análises na bolsa de valores para tornar a tomada de decisões mais rápida do que se fosse executada por um ser humano. Como existem fatores importantes nesse meio e os erros devem ser evitados a todo custo, existe também a opção de realizar essas operações em modo manual.

Os algoritmos são extremamente úteis para a automação de tarefas. Isso significa que eles podem executar determinadas tarefas de forma mais eficiente do que seres humanos. Por exemplo, um algoritmo pode analisar uma grande quantidade de dados em busca de padrões ou erros.

Os três tipos mais utilizados de algoritmos são a descrição narrativa, o fluxograma e o pseudocódigo (também conhecido como Linguagem Estruturada ou portugol).

A análise de algoritmos pode ser realizada facilmente por métodos empíricos (baseados em experiências práticas), tal como a medição de tempo em segundos que o algoritmo demora para processar uma entrada.

Os algoritmos das redes sociais são um conjunto de dados e regrinhas estabelecidas por cada rede social, sendo eles os responsáveis por determinar quais conteúdos e quais páginas aparecem primeiro para o público na linha do tempo de suas respectivas contas.

São elas: seqüencial, condicional e de repetição. Nesta estrutura o comando-3 somente será executado após o comando-2 e o comando-2 após o comando-1 e assim por diante.

Um algoritmo é um conjunto finito de diretrizes que descrevem como executar uma tarefa. Simples assim! Isso significa que até mesmo algo tão inócuo quanto uma receita ou uma lista de direções para a casa de um amigo pode ser entendido como um algoritmo.

Características de um algoritmo
Um bom algoritmo possui algumas características, dentre as quais destacamos: – Ele tem que ter fim – para poder resolver o problema precisa ser finito. – Não ambíguo – sem margem para dupla interpretação. – Capacidade de receber dados de entrada do mundo exterior (interação).

O algoritmo Apriori é o mais utilizado em marketing, pois permite a análise de padrões de compra.

O que são os algoritmos das redes sociais? Os algoritmos das redes sociais são um conjunto de regras utilizadas para determinar quais resultados ou conteúdos ficarão visíveis em destaque para os usuários (o mesmo funciona com buscadores como o Google).

O famoso “algoritmo do Google” é uma ferramenta de buscas que vasculha a Internet atrás de resultados que atendam os parâmetros de uma busca. A tecnologia do Google revolucionou o mercado ... Um exemplo claro disso, é o algoritmo do Google.

O algoritmo proporciona uma mediação mais equilibrada sobre o que é apresentado para o usuário e sua sistematização viabiliza o desenvolvimento de softwares que permitem a automação dos processos. Além disso, toda evolução tecnológica ocorreu por conta dos algoritmos.

Enquanto a lógica de programação é a estruturação de conceitos e regras que orientam a execução do algoritmo, o algoritmo é a receita, ou seja, os comandos em um passo a passo claro e lógico que conduzem as ações para a resolução de um problema ou para atingir determinado objetivo.

Este processo é constituído pelas seguintes fases: (1) identificação e compreensão do problema (e objectivos), (2) conceptualização da solução, (3) definição do algoritmo para a resolução do problema, e (4) implementação (codificação) da solução através de um programa computacional.

Antes de iniciar a codificação de um algoritmo precisamos, por meio da análise do problema, identificar as variáveis que serão necessárias (espaços de memória que serão necessários para armazenar os dados manipulados pelo algoritmo). Estes dados podem ser divididos em dados de entrada e dados de saída.

Desta forma, a análise de algoritmos (descrita e difundida por D.E. Knuth) tem como função determinar os recursos necessários para executar um dado algoritmo. Ela estuda a correção e o desempenho através da análise de correção e da análise de complexidade.

Existem duas grandes formas de quantificar a eficiência de um algorítimo, o método empírico e o método analítico. Essas formas podem variar de acordo com o aspecto de eficiência que deseja medir.