O que o albendazol faz com os vermes?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

Este medicamento tem a capacidade de eliminar vermes e parasitas do seu corpo, matando-os.

Ao tomar o remédio sem ter, de fato, algo a ser combatido, a pessoa corre o risco de se expor sem necessidade aos efeitos colaterais desta forte medicação, que pode causar desconforto gástrico, enjoo, tontura, sonolência, entre outros problemas.

Quanto ao tratamento, geralmente são utilizados medicamentos que eliminam o agente etiológico da doença, chamados de antiparasitários. No caso das verminoses, os fármacos chamados de vermífugos matam e eliminam os vermes contidos no organismo.

Evite consumir alimentos crus, como peixes e ostras.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

A meia-vida do albendazol no plasma é de 8,5 horas.

Um ponto que devemos ressaltar é que sempre deve haver um reforço 15 dias após a primeira dose. Isso porque o vermífugo atua sobre os vermes adultos. Entretanto, os parasitas muitas vezes deixam ovos dentro do organismo que, alguns dias depois, eclodem e infectam o pet novamente.

Em qual lua os vermes atacam? Recomendo um primeiro tratamento de 7 a 15 dias e repetir na lua minguante ou lua nova, pois nestas fases da lua os vermes estão mais fracos”, explica. Pesquisas mostram que alguns vermes atacam mais quem anda descalço, toma banho de rio e tem pouca higiene.

“Normalmente, a diarreia provocada pelo vermífugo é autolimitante”, diz a Dra. Ana Rita. Isso significa que, em geral, ela desaparece por conta própria, sem a necessidade de qualquer tipo de tratamento ou mudanças na dieta.

2. No tratamento da ascaridíase, o albendazol apresenta taxa de cura acima de 95%. Já a Annita, possui taxa de cura de 90 a 100% nos casos de infecção leve, mas apenas de 50 a 80% nos pacientes com grande eliminação de ovos de ascaris pelas fezes (mais de 10.000 por cada grama de fezes).

As verminoses acontecem quando vermes parasitas se instalam no organismo humano, conhecido como hospedeiro. Essas verminoses podem resultar em diversas doenças. Normalmente, esses vermes se instalam nos intestinos, mas podem se instalar em outros órgãos, como o cérebro, os pulmões e o fígado.

Mebendazol
Este medicamento é utilizado para o tratamento de muitos tipos de vermes, pois destrói as funções das células responsáveis pela energia dos parasitas, causando a morte de vermes que causam doenças como Enterobíase (oxiuríase), Ascaridíase, Tricocefalíase, Equinococose, Ancilostomíase e Teníase.

O sintomas principais são diarreia, náuseas, tosse, perda de peso e coceira. Sem tratamento, a verminose pode evoluir para formas graves e afetar fígado, baço, esôfago e provocar hemorragias. Na maioria dos casos é uma verminose assintomática, mas em casos raros ela pode evoluir.

400 mg ou 10 ml da suspensão oral (40 mg/ml) 1 vez por dia por 5 dias para adultos e crianças acima de 2 anos.

Iniciar a vermifugação a partir das 2 semanas de idade, depois a cada 14 dias até 2 semanas após o desmame; Depois tratamentos mensais até os seis meses de idade. O tratamento deve então ser repetido quinzenalmente até duas semanas após o desmame e, em seguida, tratamentos mensais realizados até seis meses de idade.

A teníase é provocada pela presença no intestino delgado das formas adultas da Taenia solium ou da Taenia saginata. A parasitose adquirida pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozidas, que contém as larvas, pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, gases, diarreia ou constipação.

Os comprimidos de albendazol podem ser tomados durante ou após as refeições ou de estômago vazio.

Use um medicamento anti-helmíntico.
Alguns medicamentos anti-helmínticos, como o mebendazol, o tiabendazol e o albendazol, matam os vermes de fome. Já outros, como a ivermectina e o praziquantel, paralisam os parasitas, fazendo-os saírem nas fezes.

Na lua cheia é o período de copular e desovar, que é quando eles saem de onde estão alojados, por esta razão o procedimento de desparasitação deve ser entre a lua nova e a lua cheia, para evitar essa proliferação e acabar com eles. E acreditem, nem sempre o remédio de verme é suficiente.

Um dos primeiros sinais da obstrução intestinal é a parada na eliminação de fezes e gases. A prisão de ventre pode vir acompanhada de dor abdominal, inchaço, náuseas, vômito e diminuição do apetite.

As reações mais comuns são um certo desconforto abdominal passageiro. Outros sintomas que constam na bula são: diarreia, náusea, vômito e dor de cabeça.