O que o agente de saúde deve identificar juntamente com as famílias de seu território?

Perguntado por: ataveira9 . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Podemos dizer que o ACS deve: • Identificar áreas e situações de risco individual e coletivo; • Encaminhar as pessoas aos serviços de saúde sempre que necessário; • Orientar as pessoas, de acordo com as instruções da equipe de saúde; • Acompanhar a situação de saúde das pessoas, para ajudá-las a conseguir bons ...

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), trabalhadores exclusivos do SUS, como educadores em saúde, têm como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, ...

O ACS deve estar sempre atento ao que acontece com as famílias do território, identificando com elas os fato- res socioeconômicos, culturais e ambientais que interferem na saúde.

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica (Brasil, 2006), são atribuições dos ACS: promover a integração da equipe de saúde com a população; trabalhar com adscrição das famílias em base geográfica definida; desenvolver ações educativas com as famílias; realizar e atualizar os cadastros; orientar as famílias quanto ...

Promoção, prevenção, tratamento e reabilitação são quatro tipos de serviço que atendem aos problemas da comunidade, e você é o agente que trabalha com promoção e prevenção da saúde na atenção básica, o trabalhador de saúde que é o elo entre a comunidade e a unidade de saúde.

Resumo. Introdução: O processo de Territorialização pressupõe o reconhecimento das principais características demográficas, socioeconômicas, epidemiológicas e culturais inerentes à população adscrita. Esse processo se apresenta como uma ferramenta que facilita o trabalho dos profissionais de saúde na comunidade.

O código de microárea é único na área. Microárea – Corresponde ao espaço geográfico delimitado onde residem até 750 pessoas e que corresponde à área de atuação de um Agente Comunitário de Saúde (ACS).

A territorialização é uma ferramenta utilizada pela Atenção Primária à Saúde (APS) que auxilia na compreensão do processo saúde doença da população permitindo a realização do diagnóstico e assinalando possíveis necessidades de intervenção para os problemas encontrados naquele território.

Como você já deve imaginar, o ACS atua na promoção, proteção e prevenção da saúde, acompanhando as famílias da comunidade em suas casas e orientando sobre as formas de acesso ao SUS. Além disso, ele trabalha com o mapeamento e o cadastramento dos dados demográficos e sociais da região.

Na Ficha A, os ACS cadastram todas as residências de sua área abrangência. Cumprida esta etapa, realiza uma visita às residências para o preenchimento do cadastro das famílias, levantando dados que permitem identificar as características da população da área, como o número de crianças e gestantes, entre outros(8).

A VD é uma atividade central do processo de trabalho do ACS e deve ser realizada com frequência média de uma visita família/mês, sendo que as famílias com maior necessidade deverão ser visitadas com mais frequência 9.

O registro das visitas domiciliares pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) é realizado por meio da ficha CDS de visita domiciliar e territorial. N° Em cada Ficha de Visita Domiciliar e Territorial, há possibilidade de registrar até 23 visitas.

Podemos dizer que o ACS deve: • Identificar áreas e situações de risco individual e coletivo; • Encaminhar as pessoas aos serviços de saúde sempre que necessário; • Orientar as pessoas, de acordo com as instruções da equipe de saúde; • Acompanhar a situação de saúde das pessoas, para ajudá-las a conseguir bons ...

*** Número de pessoas que constituem a familiar; problema de saúde de cada membro familiar; identificar os fatores de risco como: baixo peso; obesidade; tabagismo, etilismo; violência doméstica, entre outros.

realizar busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local. realizar a escuta qualificada das necessidades dos usuários em todas as ações, proporcionando atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento do vínculo.

(...) II – o número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.”.

Dentre as atividades desenvolvidas por esse trabalhador da saúde, destaca-se as de prevenção a doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares e comunitárias individuais ou coletivas, sendo o incentivo para formação de grupo uma das atividades propostas(18).

Hipertensão, depressão e tendinite são algumas das doenças relatadas por eles, que também reclamam de não receberem atendimento nas unidades de saúde em que trabalham. O relacionamento com a equipe de trabalho também é um problema para a maior parte dos ACS.

Para realizar um bom trabalho, o ACS precisa conhecer não só os problemas da comunidade, mas também suas potencialidades para crescer e se desenvolver social e economicamente.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) têm o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.