O que o acúmulo de gases pode causar?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Perda do apetite; Queimação na garganta; Fisgada no peito; Sensação de falta de ar.

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases intestinais é a dor que atinge a região abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

Dormir de lado pode aliviar dores dos gases
Quando isto acontecer, se deitar de lado pode ajudar, já que esta é considerada por muitos como a melhor posição para soltar gases, o que permite reduzir o desconforto.

Ela diminui a tensão dos líquidos digestivos no estômago e no intestino, dificultando a formação ou rompendo as bolhas gasosas.2Com a dissolução destas bolhas gasosas, ocorre o alívio daquela sensação de "estufamento" doloroso. Dessa forma, a dor abdominal vai embora quando está ligada exclusivamente aos gases.

Teníase e cisticercose
A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

Prender os gases não provoca riscos significativos à saúde, mas pode gerar desconforto quando há acúmulo em excesso. É comum que ocorra distensão abdominal (barriga inchada), cólicas abdominais (dor de barriga) e rompimento da parede intestinal.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Os gases em excesso no intestino também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas. Essas dores são, muitas vezes, sentidas em forma de pontadas finas.

“Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.

8 alimentos que causam gases

  • Feijão. Os feijões e as leguminosas em geral, são conhecidos por causar gases intestinais. ...
  • Vegetais. Alguns vegetais como brócolis, repolho, couve de Bruxelas, couve-flor, cebola, alho e aspargos podem causar excesso de gases. ...
  • Frutas. ...
  • Leite e derivados. ...
  • Chiclete. ...
  • Refrigerantes. ...
  • Aveia. ...
  • Ervilhas.

A simeticona comprimidos deve ser usada somente por adultos sendo que a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 40 mg, por via oral até 3 vezes por dia, após as refeições, conforme orientação médica. A dose máxima não deve ultrapassar 500 mg por dia.