O que o ácaro pode causar na pele?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Os ácaros são responsáveis por mais de 80% das doenças e alergias respiratórias. Porém esse bichinho também pode afetar áreas cutâneas, ou seja, regiões da pele, provocando a formação de cravos e, em casos mais graves, causando sarna – uma infecção contagiosa que causa coceira.

Entre os procedimentos para matar ácaros estão os escabicidas, que agem como um remédio cutâneo que deve ser aplicado sobre o corpo inteiro, com exceção de olhos e mucosas, e também medicamentos por via oral.

Conheça 5 doenças que podem se originar ou aumentar por conta dos ácaros

  • Alergias respiratórias. Os ácaros são seres leves que são espalhados no ar com grande facilidade. ...
  • Dermatite Atópica. ...
  • Sarna. ...
  • Conjuntivite. ...
  • Queiletielose.

São usados cremes corticosteroides ou anti-histamínicos tomados por via oral para controlar a coceira. São administrados antibióticos por via oral se os ácaros tiverem se enterrado sob a pele. A sarna é tratada com a aplicação de cremes contendo permetrina ou uma solução de lindano.

Os ácaros domésticos vivem bem dentro das fibras de tapetes, travesseiros, almofadas, sofás, bonecos de pelúcia e roupas de cama. Ou seja, em vários lugares da casa que geralmente as pessoas têm muito contato. Eles adoram lugares úmidos, mas gostam mesmo é dos colchões.

O ácaro costuma ser imperceptível, justamente por ser um animal microscópico, mas o mofo causa manchas no colchão. Pontinhos pretos e verdes na superfície e um cheiro forte de umidade podem ser um sinal de que o colchão está mofado.

Quando os ácaros estão presentes, os sintomas costumam ser os mesmos de rinite, como espirros frequentes, nariz entupido, coriza e coceira nas mucosas.

Ácaro – Sarcoptes scabiei
O ciclo de vida deste ácaro dura cerca de 30 dias. Após a cópula, o ácaro macho morre enquanto a fêmea penetra através das camadas superficiais da pele, criando um microscópico túnel, onde ela fica entocada, depositando os seus ovos durante toda sua vida, que dura cerca de 30 a 60 dias.

Não existe nenhum tipo de remédio caseiro ou tratamento natural para eliminar ou matar os ácaros. Manter um arejamento e ventilação convenientes, abrir janelas e deixar entrar o sol são recomendados para os combater.

O ácaro no colchão costuma provocar coceiras, espirros, olhos lacrimejando, tosse e outras reações alérgicas.

A elevação de temperatura favorece aumento da proliferação de ácaros, além de fungos e bactérias. Por isso, o ideal é sempre arejar e ventilar o travesseiro, protegido por uma fronha, sempre com luz indireta. Os raios ultravioletas do sol são capazes de eliminar os micro-organismos das superfícies a eles exposta.

O vinagre de maçã é rico em ácido acético, e essa substância pode ser muito eficiente no controle das populações de ácaros. Essa substância pode ajudar a eliminar e controlar a proliferação de ácaros em roupas, cobertores e ambientes estofados.

Mas, se você quiser eliminar o ácaro já existente, você pode primeiramente passar um aspirador de pó no colchão e depois polvilhar bicarbonato em cima e deixar agir por algumas horas e por fim retirar com aspirador.

Emulsão tópica / Sabonete
O Benzoato de Benzila é utilizado eficazmente no tratamento da escabiose e pediculose. Seu efeito rápido e seguro fazem com que desapareçam prontamente todos os sintomas, inclusive o prurido, permitindo a cura na quase totalidade dos casos, com um único tratamento.

O calor reduzirá a umidade e criará um ambiente que os ácaros detestam.

As lavagens feitas a temperaturas superiores a 55ºC são eficazes na eliminação dos ácaros e do material alergénico. Aconselha-se vivamente que a roupa da cama seja lavada semanalmente. Nas máquinas de secar, também devem manter-se estas temperaturas durante, pelo menos, dez minutos.

"Para matar o ácaro é necessário uma temperatura de 55ºC por 30 minutos, diariamente.

O principal motivo da coceira, segundo o médico, é a falta de hidratação da pele, mas ela também pode ser desencadeada por estresse ou por uma doença crônica, hereditária e não contagiosa chamada dermatite atópica.

Os ácaros são tão pequenos que não podemos enxergá-los a olho nu. Estima-se que se tenha, aproximadamente, 55 mil espécies de ácaros. Apesar de apresentarem cerca de 300 micrômetros, eles são os responsáveis por causar alergias e diferentes tipos de doenças respiratórias.

Conheça 4 tipos de ácaros que infestam a sua residência

  • Blomia tropicalis. Esse tipo de ácaro é uma das espécies mais comuns encontrada na poeira de residências. ...
  • Dermatophagoides farinae. ...
  • Dermatophagoides pteronyssinus. ...
  • Lepidoglyphus destructor.

Os ácaros provocam pequenas vesículas, as quais são visualizadas, principalmente, entre os dedos das mãos, axilas, punhos, cotovelos, nádegas, auréolas e região genital. A doença é transmitida por contato direto com outra pessoa que está com escabiose ou por contato com objetos e roupas contaminadas.