O que o abaulamento discal pode causar?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 5 votos

O principal sintoma do abaulamento discal é a dor na região onde ele ocorre. Se há abaulamento discal na região lombar, o indivíduo poderá sentirá dor na região lombar e ser referida para glúteos, por exemplo. Além disso, pode haver irradiação da dor, acompanhando o feixe nervoso que está sendo comprimido.

Regiões mais acometidas pelo abaulamento discal
Na coluna lombar, a degeneração ocorre mais frequentemente entre as vértebras L4 – L5 e L5 – S1, sendo que, neste caso, quando comprime algum nervo, pode se manifestar com dor na coxa/pernas, parestesia (alteração de sensibilidade), e fraqueza muscular.

Quem tem hérnia de disco PODE pegar peso, fazer academia e outras atividades físicas desde que esse exercício não lhe cause dor. O esforço deve ser evitado quando está em uma crise aguda de dor ou quando o movimento te causa desconforto.

Um abaulamento discal pode evoluir para uma hérnia de disco no local. Nesse caso, o disco pode se deslocar em direção à medula espinhal ou raízes nervosas e, com isso, gerar dor irradiada, como a dor ciática. O disco intervertebral é uma estrutura que serve para amortecer os impactos na região.

Remédios anticonvulsivantes, como Gabapentina ou Pregabalina: são usados, neste caso, para aliviar a dor provocada pela compressão de nervos próximos da hérnia; Injeções de corticoides na coluna, como Betametasona ou Prednisona: para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.

Sim, pessoas com hérnia de disco lombar podem e devem fazer caminhadas ou outras atividades físicas, principalmente quando não estão com dores.

O estágio de abaulamento da hérnia de disco não costuma gerar benefício, porque não causa sintomas no paciente. Já a protusão e a hérnia de disco podem gerar benefícios porque afetam os nervos que passam pela coluna, causando dores, dormência, falta de sensibilidade e até paralisia de membros.

Essa é uma questão muito importante porque muitas pessoas acreditam que, com o diagnóstico de hérnia de disco, a prática de qualquer atividade física torna-se insustentável. Mas isso não é verdade! Quem tem hérnia de disco pode fazer atividade física e pode frequentar academia.

Para reverter o abaulamento discal tem que alongar a. musculatura e afastar as vértebras para descomprimir. o disco intervertebral e descomprimir os nervos.

Ao contrário das hérnias, no entanto, os abaulamentos do disco são causados pelo desgaste normal do disco. Ou seja, são comumente observados em pessoas normais que não têm dor. A diferença entre abaulamento e hérnia é que, no abaulamento, uma parte maior do disco desloca além de seus limites.

Evolutivamente, a protrusão ou abaulamento discal é um estágio que antecede a hérnia de disco no processo de degeneração do disco intervertebral. Outra maneira de entender a diferença é que toda hérnia de disco é uma protrusão, mas nem toda protrusão é uma hérnia.

Quem tem problema de hérnia de disco pode fazer agachamento? Pessoas que têm problema de hérnia de disco devem ter cautela ao fazer agachamentos. Agachamentos podem colocar uma carga significativa na região lombar da coluna vertebral, o que pode ser prejudicial para quem tem uma hérnia de disco nessa área.

Outros tipos de exercícios podem ser inadequados, porque causam mais pressão nos ligamentos e nos discos da coluna vertebral, o que pode piorar a dor. Esse é o caso da corrida e de outras atividades que incluem saltos ou saltitos. No entanto, para quem tem dores muito intensas, é preciso procurar uma orientação médica.

No entanto, pequenas caminhadas e subir escadas (com cuidado, lentamente) não são contraindicados, pois não representam esforço grande o suficiente para causar algum problema.

Provavelmente houve um desgaste acentuado do disco entre L4-L5, que é um amortecedor entre as vértebras. O sintoma de dor e contratura muscular pode ser causado por isso sim.

O abaulamento discal consiste na primeira fase característica da hérnia de disco, indicando um grau de degeneração inicial da doença. Uma das principais causas do surgimento do problema é o envelhecimento, ou seja, o processo de degeneração causado pelo rompimento das fibras do anel fibroso.

Segue as principais doenças da coluna que dão direito a aposentadoria por incapacidade permanente: Protusão discal. Hérnia de Disco.