O que nunca te contaram sobre Pilates?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

Conheça os 9 benefícios completos do Pilates

  1. Ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade. ...
  2. Fortalece a musculatura do core. ...
  3. Melhora a qualidade do sono e a disposição. ...
  4. Diminui o risco de lesões. ...
  5. Desenvolve flexibilidade e equilíbrio. ...
  6. Melhora dores nas costas e problemas posturais. ...
  7. Funciona para reabilitação.

A resposta curta é: sim, o pilates emagrece! O pilates á uma prática de atividade física que trabalha com todo o corpo e que tem como finalidade alongar e tonificar os músculos. Como consequência, ele ajuda a combater dores, melhorar a postura, aumentar a sua força e, até mesmo, emagrecer.

6 curiosidades sobre o Pilates

  1. O Pilates nem sempre teve este nome. ...
  2. Era utilizado na reabilitação de soldados da guerra e atletas. ...
  3. Oferece uma variedade de exercícios. ...
  4. Alivia a tensão pré-menstrual. ...
  5. Pode ser praticado por gestantes. ...
  6. É utilizado para tratar pacientes neurológicos.

De forma geral as restrições são raras; porém alguns públicos necessitam de atenção especial e de exercícios adaptados, como por exemplo: indivíduos com diabetes não controlada, hérnia de hiato ou hipertensos.

Dependendo da forma como é praticado e ministrado durante as aulas, o pilates pode ser um gasto energético considerável. Em alguns meses praticando pilates já é possível notar algumas mudanças no corpo, como fortalecimento dos músculos, um estreitamento da cintura e uma modelação do glúteo.

Não há contra indicação à atividade de pilates. Da criança que entenda e obedeça aos comandos de exercícios até o idoso, todos podem e devem fazer pilates”, resume ela.

“O Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito”. Essa afirmação é do alemão Joseph Hubertus Pilates, criador do método que surgiu aproximadamente em 1920.

Quatro…
A prática de quatro vezes por semana foi recomendada pelo próprio Joseph Pilates em seu livro. Se você quer fortalecer o seu corpo e estimular a elasticidade, a frequência de duas vezes por semana pode ser ideal para você.

Muitas pessoas se perguntam: fazer pilates quanto custa? O valor médio das aulas coletivas de Pilates é de R$65,00 e as aulas individuais de pilates custam em média R$130,00.

O Pilates, por exemplo, consegue melhorar a postura, aliviar dores musculares e até tratar patologias. Já a musculação facilita o ganho de massa magra em um período de tempo menor. Apesar de o Pilates também fortalecer musculaturas, o ganho não é tão visível no mesmo período de tempo que ocorre na musculação.

A sua prática está associada a um corpo mais magro e tonificado. Mas os benefícios do pilates não se ficam por aqui. Ele melhora a flexibilidade, ajuda a aliviar as dores de costas, aumenta a densidade óssea e a frequência cardíaca.

Os 6 princípios do Pilates – respiração, centralização, concentração, controle, precisão e fluidez – estão presentes em cada movimento dos exercícios, ainda que você não perceba.

O método surgiu no início do século XX, criado por Joseph Pilates e tem como principal objetivo unir o corpo e a mente. Para isso, o método trabalha com exercícios que aliam a respiração e o uso dos músculos. O foco do Pilates é fortalecer a musculatura do centro do corpo, o PowerHouse.

À tarde e à noite, os músculos estão mais ”soltos”, o que facilita a prática de atividades físicas. Por outro lado, fazer exercícios pela manhã pode queimar mais calorias do que em qualquer outro horário. Isso porque, nesse período do dia, o metabolismo está em alta, funcionando melhor do que à tarde ou à noite.