O que nos move filosofia?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

O saber, muitas vezes, não é considerado tão importante quanto a dúvida, pois é ela que move o conhecimento crítico, assim como a Filosofia move nosso pensamento em relação aos fatos cotidianos de maneira crítica.

O pensamento filosófico aproxima o homem do mundo e proporciona uma maior compreensão da realidade, tornando o ser humano capaz de ajustar suas escolhas e ações no convívio com o outro, com o mundo e, principalmente, em sua experiência profissional.

A Filosofia como ciência tem sua origem no momento em que o homem deixa de usar os mitos como explicação para o funcionamento da natureza, da vida e da sociedade. Ou seja, a filosofia é a maneira racional que o homem utiliza para buscar explicações sobre a vida, a sociedade, a origem das coisas e fenômenos naturais.

Desde o crescimento das plantas, das árvores, o movimento dos animais, dos planetas, enfim, todo o movimento da natureza tem um princípio único, um primeiro movimento ou primum movens que não está, ele mesmo, sujeito ao movimento, caso contrário, ele também iria perecer.

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

Filosofia e a sociedade
Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, além de compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. Ou seja, a partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.

A filosofia, que significa a busca pelo saber, pode nos ser apresentada como uma chave para abrir os portões do pensamento e nos levar a perguntar o não perguntado ou o não respondido, a questionar sem medo e, quem sabe, para trazer às luzes das tantas verdades o que estava escondido na escuridão da caverna.

Filosofia de vida é a expressão que serve para descrever um conjunto de ideias ou atitudes que fazem parte da vida de um indivíduo ou grupo. A filosofia de vida também pode ser definida por uma conduta que rege a forma de viver de uma pessoa.

Apesar de possuir uma definição geral, a atitude filosófica apresenta quatro aspectos que podem complementar sua definição: o espanto, a dúvida, o rigor e a insatisfação.

A filosofia quer encontrar o significado mais profundo dos fenômenos. Não basta saber como funcionam, mas o que significam na ordem geral do mundo humano. A filosofia emite juízos de valor ao julgar cada fato, cada ação em relação ao todo. A filosofia vai além daquilo que é, para propor como poderia ser.

Os primeiros filósofos, como buscavam as suas respostas na natureza e também viam por meio desta as explicações sobre a origem, as transformações e a ordem de todas as coisas que ocorriam, se perguntavam como tais transformações poderiam ocorrer, buscavam entender qual era o início de todas as coisas.

Além do racionalismo, as principais correntes da filosofia moderna são o empirismo e o idealismo, movimentos que têm relação com a ascensão da burguesia e com a Revolução Industrial.

Segundo Aristóteles o movimento natural de um corpo terrestre é retilíneo, para cima ou para baixo, ao longo de um vertical passando pelo centro terrestre e pelo observador.

Essa ideia, uma das mais aceitas atualmente pela comunidade científica, indica a existência de apenas quatro "forças fundamentais": a força forte, a força fraca, o eletromagnetismo e a gravidade.

Aristóteles estabelece então três classes de movimento: o qualitativo, o quantitativo e o local.

Embora algumas pessoas defendam que a filosofia é pouco prática, é ela que nos ensina a entender o mundo e a mudar a nossa percepção sobre ele. Com ela podemos aprender a nos relacionar, a consumir, a viver melhor e até mesmo a lidar com a morte, ou seja, a filosofia é essencial para o nosso dia a dia.